Cidades

Homem cai em cratera às margens do Rio Cuiabá e é resgatado por populares

Fotos Willian Matos

Um homem com problemas de visão caiu num buraco de cerca de 10 metros localizado na Alameda Júlio Müller, que dá acesso às pontes Sérgio Motta e ponte Júlio Müller, em Várzea Grande, às margens do Rio Cuiabá. O acidente por pouco não terminou em tragédia. 

Há cerca de uma semana, o senhor Miguel Carlos Silva, de 43 anos, almoçava em um restaurante que fica em frente ao local. Ele contou ao Circuito Mato Grosso, nesta quinta-feira (26), que viu rapidamente a queda e, a princípio, pensou que o rapaz teria pulado no rio. “Eu vi o rapaz cair de uma vez lá dentro, só que eu pensei que ele tinha pulado”, disse.

Ele afirma que no mesmo momento correu para ver o que estava acontecendo e verificou que se tratava de uma pessoa com a visão reduzida. “Na hora eu o mandei ficar quieto pra não cair no rio e fui correndo buscar uma escada no meu estacionamento. Conseguimos tirar ele depois de uns 15 minutos, ele estava com os braços todo machucado”, lembrou Miguel.

O deslizamento de terra no local é um problema antigo, mas de acordo com alguns moradores do bairro Alameda, vem aumentando desde as últimas três enchentes. A erosão tomou conta da ciclovia e começa a invadir a pista, onde transita desde carros de passeio, ônibus e caminhões carregados.

O buraco já é considerado o maior de Várzea Grande pelos moradores da região e a cada dia que passa avança mais sobre a pista. De acordo com Miguel, a população já reclamou para o presidente do bairro, vereadores, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para a Prefeitura de Várzea Grande, mas ninguém resolveu ainda. “Só a Energisa que identificou o problema e já deram um jeito de retirar um poste que estava prestes a cair”, declarou Miguel.

Outro lado

O secretário de Comunicação da Prefeitura de Várzea Grande, Marcos Lopes, informou ao Circuito Mato Grosso que já foi colocada uma proteção para alertar a população do risco e que a Prefeitura já estuda um fazer uma intervenção no local. O município também teria a intenção de urbanizar o local.

Ainda de acordo com o secretário, deverá ser firmado um acordo entre a Prefeitura e a Sema para recuperar o local.  Segundo o secretário, a obra poderá ser apenas uma, de recuperação e urbanização. “Vai ter que fazer projeto, orçar e ver quanto o Estado vai poder ajudar e em quanto o município poderá entrar, mas é complicado ali, não vai ser uma obra barata”, disse Marcos Lopes. 

Assista o vídeo 

 

Felipe Leonel

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.