Pelo ponto de vista histórico, o surpreendente Chile, que despachou a Espanha na fase de grupos, não é capaz de assustar os brasileiros. As duas equipes já se enfrentaram em três oportunidades em Mundiais, e a Seleção sempre venceu por placares confortáveis. Na primeira vez, em 1962, na casa dos chilenos, Garrincha e Vavá comandaram o Brasil, que seria campeão do mundo pela segunda vez, marcando dois gols cada na vitória por 4 a 2 nas semifinais.
Os dois times sul-americanos se encontrariam novamente em 1998, quando César Sampaio e Ronaldo balançaram as redes duas vezes cada nas oitavas de final da Copa da França. O placar de 4 a 1 garantiu a Seleção na fase seguinte daquela edição. Doze anos depois, novo confronto nas oitavas da Copa da África do Sul. Juan, Luís Fabiano e Robinho marcaram e deram a vitória por 3 a 0 à equipe comandada por Dunga.
ALEMANHA, SUÍÇA E BÉLGICA TÊM HISTÓRICO RUIM
Para os europeus classificados em 2014, a história das Copas serve de alerta. Alemanha, Suíça e Bélgica não guardam boas recordações contra os próximos adversários. Os alemães, por exemplo, perderam para a Argélia por 2 a 1 na única vez que enfrentaram os africanos em Mundiais. O jogo foi realizado na primeira fase da Copa de 1982, na Espanha. Na outra vez que mediram forças, em amistoso disputado em 1964, os argelinos também se deram bem e venceram por 2 a 0.
Para a Suíça a missão será dura. Além de enfrentar a Argentina do inspiradíssimo Lionel Messi, autor de quatro gols neste Mundial, a seleção europeia conta com uma amarga derrota por 2 a 0 na única vez que duelou com os hermanos, na Copa da Inglaterra em 1966, pela fase de grupos.
Protagonistas do segundo jogo na história dos Mundiais, em 1930, Bélgica e Estados Unidos voltam a ficar frente a frente 84 anos depois da primeira Copa do Mundo, no Uruguai. Naquela ocasião, os americanos saíram vitoriosos com um placar de 3 a 0 em partida disputada em Montevidéu.
A França é outra seleção que tem o desafio de superar o passado. O confronto entre os Bleus e a Nigéria nunca aconteceu em uma Copa do Mundo, mas na única vez em que jogaram, em amistoso realizado em 2009, os africanos venceram por 1 a 0.
GloboEsporte