Opinião

História de Portugal – Parte 1

 Portugal ganhou a independência em 1139, porém sua história começou muito antes.

 Existem fósseis de Neandertais datados à 1,2 milhões de anos atrás, acredita-se que foi aqui o último local onde estiveram. Depois chegaram os Nômades ( homens modernos ) de 20 à 30 milhões de anos. A maior parte deles seguiu até a costa portuguesa e depois como não tinham outro caminho para continuar ficaram por lá.

Mais tarde um povo chamado indo europeus que se originou perto da Ásia começou a se espalhar pelo mundo inclusive na Península Ibérica. Lá formaram várias tribos, entre elas os Lusitanos, Galaicos, os Celtas e os Tudertanos. Lembrando que não eram nações e sim tribos.

Enquanto isso o Império Romano estava com seu desejo de se expandir na Península Itálica ainda maior, e alguns anos mais tarde já tinham uma boa parte da Europa entre elas um pouco da Península Íberica conquistada. Os lusitanos lutaram bravamente durante muitos anos, tendo como seu lider Viriato. Porém, ele foi traído por um grupo de três pessoas que foram mandadas para fazer um acordo de paz com os romanos e então eles conseguiram conquistar toda a península, mais tarde veio a chamar Hispania.

Nessa altura o exército romano já tinha quase metade da Europa, uma pequena parte do que hoje é a Ásia e toda a costa norte Áfricana. Na península comecaram a incentivar os povos de lá com suas tradições, leis, custumes, linguas, números e mais tarde a religião católica, bem isso foi mais para o fim do império. As pessoas começaram a falar o latin. Havia dois tipos de latin, o latin vulgar e o latin clássico falado pelas pessoas de alta classe. Não existia um tipo de aprendizagem certo para o latin vulgar, por isso, ele veio a se transformar em várias línguas: português, espanhol, francês, romeno, italiano …

O exército de Roma já estava um pouco fraco depois de mais de meio século e isso fez o império se dividir em dois, o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente ( Império Bazantino ). Como o exercito estava muito fraco aconteceu a grande migração bárbara germânica para esse lugar. Eles não conseguiram resistir e os Bábaros dominaram tudo que era dos romanos. Na Península Ibérica eles se dividiram em dois grupos principais, os Visigodos e os Suevos. Passado muitas guerras os Visigodos tomaram conta do local e…

 Infelizmente tenho que parar por aqui, pois o artigo está a comessar a ficar grande e não quero que seja muito enjoativo para vocês, bem na verdade não sei se gostariam de ver artigos mais prolongados. De qualquer forma eu quero que essa ´´série“ continue, pois ainda tenho muito a falar sobre esta história.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do