Cidades

Hipertensão mata 300 mil por ano

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas sofrem com hipertensão arterial. Além disso, a doença é responsável por aproximadamente 300 mil mortes por ano. Já em Cuiabá, a hipertensão acomete 47 mil pessoas.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de, no máximo, 2.000 mg  de sódio por dia.  Contudo, um estudo divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) revelou que muitos alimentos consumidos no dia a dia têm um nível maior do que o orientado. Entre os produtos estão o biscoito de polvilho, com 1.092 mg de sódio para cada 100g; o hambúrguer bovino, que tem em média 701g de sódio para cada 100g do produto; queijo parmesão, com 3.052 mg de sódio para cada 100g do alimento; e o macarrão instantâneo, que ficou com 1.798 mg para cada 100 g.
 
De acordo com o endocrinologista Mauro Scharf, do laboratório Cedic Cedilab, o consumo excessivo de sal contribui para o aumento do risco de desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), tais como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e doenças renais. “O excesso provém, em grande parte, dos alimentos processados, já que eles contêm sal na forma do seu princípio ativo, o sódio”, afirma.
 
O médico explica que a hipertensão arterial acontece quando os níveis da pressão estão acima de valores de referência para a população geral. Apesar do valor normal da pressão arterial ser de 120×80 mmHg, considera- se alteração apenas quando os valores forem superiores a 140×90 mmHg. No caso das crianças, os valores variam de acordo com a idade e são sempre mais baixos do que a referência nos adultos. “Esta doença não é exclusiva de adultos. Há muitas crianças hipertensas”, ressalta Dr. Mauro.
 
Retire o saleiro da mesa
 
Qualquer indivíduo pode apresentar esporadicamente níveis de pressão arterial altos sem que seja considerado hipertenso. “Somente a manutenção dos níveis permanentemente altos em múltiplas medições, em diferentes horários, em várias posições e condições (repouso, sentado ou deitado) caracteriza a hipertensão arterial. A medida da pressão arterial deve ser realizada apenas com aparelhos confiáveis”, ressalta Scharf.
 
O especialista alerta que para diminuir a quantidade de consumo do sal é preciso retirar o saleiro da mesa, controlar o uso do sal no cozimento, preferir sempre alimentos frescos, substituir o sódio por temperos e ervas frescas ou secas, como, por exemplo, alho, cebola, salsa e pimenta vermelha, evitar os temperos prontos, temperar a salada de outras formas (azeite de oliva, limão, vinagre comum ou balsâmico). Ele indica evitar sopas prontas e embutidos, conservas salgadas, salgadinhos, frios salgados e queijos com muita gordura. “Não esqueça também de sempre ler os rótulos dos alimentos e escolher as versões com pouco sódio”, finaliza Scharf.
 
Fonte: Cedic Cedilab
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.