Política

Henry desembarca em aeroporto de MT sob escolta da Polícia Federal

 
Acompanhado de dois policiais, ele desceu algemado do avião e entrou em um ônibus da Infraero, no qual seguiu até um carro da polícia. A Sejudh informou que, depois da realização do exame, a PF deverá conduzi-lo à Polícia Interestadual (Polinter), anexo à Penitenciária Central do Estado (PCE), onde Henry deve cumprir pena em regime semiaberto. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a sete anos e dois meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Desde o dia 13 deste mês, ele estava detido na Penitenciária da Papuda, em Brasília.
 
A defesa do ex-deputado federal, no entanto, pediu a transferência dele para Mato Grosso, onde mora da família dele, e a Justiça concedeu. Ele deve dividir a cela com outros três presos, todos réus condenados em ações cíveis e que possuem nível superior. Médico legista e clínico geral, Henry deve trabalhar durante o período em que estiver preso, já que, com isso, poderá reduzir a pena. A cada três dias trabalhados, a remissão é de um dia.
 
No entanto, ele não poderá deixar a prisão aos sábados, domingos e feriados. Nos dias de semana, terá horários específicos para deixar o presídio, podendo sair depois das 6h e retornar até as 19h. Henry poderá receber visitas às quartas-feiras e aos domingos, das 8h30 às 16h.
 
Após ter a prisão decretada pelo STF, Henry renunciou ao mandato de deputado federal. Na carta de renúncia, ele declarou que nos últimos oito anos, após o escândalo do mensalão vir à tona, foi absolvido pelo Conselho de Ética e pelo plenário da Câmara dos Deputados. "Também fui absolvido pela sociedade mato-grossense que me reelegeu, através do voto popular, nas eleições de 2006 e 2010, me conferindo o quarto e quinto mandatos consecutivos, respectivamente", diz trecho do documento.
 
Henry é acusado de ter recebido dinheiro em troca de apoio político no Congresso ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na Câmara, ele foi substituído pelo pecuarista Roberto Dorner (PSD-MT), que assumiu a vaga no último dia 17.
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões