Por Lucas Bellinello
Nessa época do ano, o volume de doares tende a ser menor e a demanda maior
O Hemocentro de Mato Grosso, o único banco de sangue público do estado, enfrenta uma situação crítica em seu estoque. Embora todos os tipos sanguíneos sejam necessários, a escassez mais acentuada atualmente é dos tipos O positivo (O+) e O negativo (O-). A unidade especializada opera regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Gian Carla Zanela, diretora do Hemocentro, destaca a importância da solidariedade da população neste período de fim de ano, quando as doações sofrem uma redução significativa. “Convocamos toda a sociedade para salvar vidas neste final de ano”, ressalta.
As doações podem ser agendadas por meio de um link específico, e os voluntários também têm a opção de marcar suas doações via WhatsApp, pelos números (65) 98433-0624 ou (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.
É crucial lembrar que a doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e gratuita, beneficiando diretamente pessoas hospitalizadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.
Os requisitos para doação incluem a apresentação de um documento oficial com foto, peso superior a 51 quilos, bom estado de saúde, e alimentação saudável, evitando doar em jejum. Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
Quanto à frequência de doação, homens podem realizar até quatro doações anuais, com um intervalo de dois meses entre cada uma. Mulheres podem contribuir três vezes por ano, respeitando um espaço de quatro meses entre as doações.
Cada coleta retira aproximadamente 450 ml de sangue, e os doadores são aconselhados a descansar nas primeiras horas pós-doação, evitando atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.
Para se tornar um doador de sangue, basta dirigir-se à sede do Hemocentro de Mato Grosso, localizada na Rua 13 de junho, n° 1.055, Cuiabá, Centro Sul. O funcionamento da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Com Assessoria