O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, abrirá excepcionalmente neste sábado (20.07), das 8h às 12h. A iniciativa tem o objetivo de facilitar a doação para voluntários que não podem comparecer à unidade em dias úteis.
Desde janeiro deste ano, essa já é a sétima ação do MT Hemocentro a promover o atendimento de doadores nas manhãs de sábado. A diretora da unidade, Gian Carla Zanela, destacou a importância da iniciativa.
“Abrir aos sábados é crucial para oferecer a oportunidade para aqueles que não podem vir ao MT Hemocentro de segunda a sexta-feira e aumentar o número de novos doadores de sangue. Essa ação é fundamental, especialmente devido à constante necessidade de manter os estoques estratégicos de hemocomponentes para o estado de Mato Grosso”, afirmou a gestora.
A doadora regular do MT Hemocentro Mariana da Silva, de 24 anos, contou que a doação de sangue já entrou para sua rotina, mesmo que seja para beneficiar alguém ela não conheça.
“Desde pequena via as propagandas na TV falando que doar sangue era importante e achava que era um gesto bonito e de solidariedade. Vou mesmo quando não tem alguém que conheço precisando, porque sei que é uma demanda constante e é uma maneira de salvar vidas da forma que está ao nosso alcance, independentemente de conhecer ou não o rosto de quem vai receber”, relatou.
Critérios para a doação
O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem mais de 51 kg, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.
São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Com Assessoria