O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “o Hamas rouba a comida enviada para Gaza”. Segundo Trump, haveria “roubo” também do dinheiro que deveria ser usado para comprar comida para a região.
“Demos US$ 60 milhões para comida em Gaza, nenhum outro país ajudou”, afirmou, mencionando que o país continua enviando ajuda humanitária.
Trump disse ainda não saber o que vai acontecer em Gaza. “Pais israelenses me pediram para conseguir o corpo de seus filhos”, comentou em relação ao conflito.
A respeito do conflito entre Camboja e Tailândia, Trump afirmou ter ligado para os primeiros-ministros desses países e dito que “só haverá acordo se pararem sua guerra”. “Olhei para o Camboja e a Tailândia e pensei ‘essa é fácil'”, disse. “Se eu usar o comércio para parar a guerra, é uma honra”, acrescentou.
OTAN
O presidente norte-americano disse ainda que o país tem gastado muito com a OTAN por muitos anos. “Nossa reunião da OTAN foi muito boa. A relação está muito boa”, ponderou Trump, ao acrescentar: “O gasto certo com defesa é 5% do PIB”.
Trump aproveitou a conversa com jornalistas ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para dizer que seu governo está fazendo “um bom trabalho com a imigração nos EUA”.