Mix diário

Haddad: disciplina fiscal do governo voltou a ser realidade; não houve ‘fura-teto’ nenhum

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 16, ao participar da abertura do J.Safra Investment Conference em São Paulo, que para este ano a meta fiscal, o arcabouço fiscal, do ponto de vista da arquitetura, está funcionando corretamente.

Ele afirmou que a disciplina fiscal voltou a ser executada e sem que isso provoque falta de recursos para Saúde e Educação, entre outros.

Haddad disse que o governo vai conseguir cumprir a meta em 2025 e que o governo conseguirá chegar ao final do mandato com o fiscal sob controle.

“A disciplina fiscal do governo voltou a ser realidade, não houve “fura-teto nenhum”, comentou o ministro da Fazenda, em participação remota no evento.

Solidez

O otimismo do ministro da Fazenda quanto ao cumprimento das metas fiscais em 2025 e 2026 está associado à percepção dele de que não está faltando compreensão do Congresso Nacional para o cenário fiscal.

“Concluiremos mandato com solidez fiscal bastante superior à que recebemos”, disse Haddad, emendando que na segunda-feira, 15, negociou com líderes da Câmara o encaminhamento de projetos para Orçamento 2026.

Governadores e prefeitos

O ministro da Fazenda ressaltou ainda esforço fiscal dos governadores e prefeitos no plano subnacional.

“Muitos governadores e prefeitos têm feito esforço fiscal no plano subnacional”, disse Haddad, complementando que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se dá bem com todos os governadores, independentemente de posição ideológica.

Segundo Haddad, a dimensão política faz muita diferença e precisa ser valorizada por analistas da economia.

“O ambiente federativo melhorou no Brasil neste governo, e o ambiente entre Poderes também. Lula se dá bem com todos os governadores, independente de posição ideológica”, reforçou Haddad.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve