Mix diário

Guterres chama ataque dos EUA ao Irã de ‘escalada perigosa’ e pede que evitem ‘espiral do caos’

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que há risco crescente de o conflito entre Israel e Irã sair do controle, com “consequências catastróficas”, após o envolvimento militar direto dos Estados Unidos. Guterres classificou como “escalada perigosa” o bombardeio americano contra instalações nucleares iranianas, realizado na noite deste sábado, dia 21.

“Estou profundamente alarmado com o uso da força pelos Estados Unidos contra o Irã hoje. Trata-se de uma escalada perigosa em uma região já em crise – e uma ameaça direta à paz e à segurança internacionais”, disse Guterres. “Há um risco crescente de que esse conflito saia rapidamente do controle, com consequências catastróficas para os civis, a região e o mundo.”

O secretário-geral da ONU afirmou que os países precisam evitar uma “espiral do caos” e disse que não haverá solução para a guerra sem diplomacia.

“Apelo aos Estados-Membros para que diminuam a tensão e cumpram as suas obrigações ao abrigo da Carta ONU e de outras regras do direito internacional. Neste momento perigoso, é fundamental evitar uma espiral de caos. Não há solução militar. O único caminho a seguir é a diplomacia. A única esperança é a paz”, escreveu Guterres, em seu perfil no X (antigo Twitter).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o bombardeio logo após o ataque ter sido concluído. Em pronunciamento na Casa Branca, ele ameaçou promover novos ataques caso o Irã revide, como promete, em vez de negociar a paz.

Trump disse ter destruído totalmente as instalações de enriquecimento de urânio de de Fordow, uma fortaleza subterrânea, Natanz e Isfahan.

Autoridades iranianas confirmaram o ataque americano, condenaram-no como “ato bárbaro” e “ilegal”, e negaram risco de contaminação radioativa nos locais atingidos. A extensão dos danos, no entanto, não foi confirmada por Teerã, tampouco verificada pela Agência Internacional de Energia Atômica.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve