O presidente da Assembleia Legislativa Guilherme Maluf (PSDB) será empossado interinamente como governador de Mato Grosso nesta sexta-feira (22) em Cáceres. Ele assume a chefia do Executivo entre sexta-feira (22) e quarta-feira (27). Nesse período em que o governador Pedro Taques (PSDB) e o vice Carlos Fávaro (PSD) participam da Caravana da Integração. A transmissão do cargo será realizada no último Quartel da PM em território mato-grossense, situado na fronteira com o município boliviano de San Matías.
Após a solenidade, Pedro Taques e as 95 pessoas da comitiva iniciam o roteiro que passará pela Bolívia, Chile e Peru. O objetivo da viagem internacional, que inclui secretários de Estado, parlamentares e representantes de diversas instituições, será buscar nova saída econômica para o Oceano Pacífico e estreitar relações com os países membros da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur).
Guilherme Maluf garantiu que não tomará nenhuma atitude que possa contrariar o governador e que apenas dará continuidade às políticas públicas em andamento. Ressaltou ainda a satisfação pessoal em assumir o comando do Estado, já que iniciou a vida política como vereador. “É uma honra me tornar governador e agradeço antecipadamente por esta confiança. (…) Esta oportunidade vem coroar uma caminhada pública e é algo que não esperava”, comentou o tucano.
Com a posse, Maluf é o 5o deputado estadual a assumir a chefia do Executivo nos últimos 25 anos.