Segundo a GCM, os guardas se posicionam para evitar conflitos enquanto a limpeza da via é realizada. Ainda segundo a companhia, não houve qualquer tipo de conflito.A Prefeitura de São Paulo realiza um programa de reinserção social na região desde janeiro deste ano, data em que lançou a "Operação Braços Abertos" para oferecer trabalho aos dependentes químicos que vivem nas ruas.
Em março, a Prefeitura começou uma nova fase do "Braços Abertos" com fechamento de três bares na região da Cracolândia. O prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou na ocasião que iria iniciar uma nova etapa, chamada de "incômodo ao fluxo", para impedir que usuários consumam drogas em via pública.
O programa Braços Abertos busca dar oportunidade de moradia, atendimento de saúde e assistência social a dependentes de crack, por meio da oferta de vagas em hotéis da região da Cracolândia.
Outras operações
No dia 23 de janeiro, agentes do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) realizaram uma ação para prender traficantes na região da Cracolândia, no Centro de São Paulo. Cerca de trinta suspeitos foram levados para averiguação, segundo a Polícia Civil.
De acordo com a corporação, houve resistência por parte dos suspeitos e de usuários de drogas. Os policiais contam que foram atacados com paus e pedras e que três carros do Denarc foram depredados.Usuários de crack relataram o uso de bombas de efeito moral. Tanto a Prefeitura de São Paulo quanto a Polícia Militar disseram não ter sido avisadas previamente da ação.
G1