Foto: reprodução
Por G1
Um grupo de manifestantes ocupou a secretaria municipal de Cultura na tarde desta quarta-feira (31) pedindo a saída do secretário André Sturm e o descongelamento da verba para a cultura.
O protesto ocorre após a divulgação de um áudio em que Sturm ameaça agredir um agente de cultura durante encontro para negociar renovação de parceria para administração de Casa de Cultura. Um vídeo da ocupação foi divulgado nas redes sociais pela vereadora Sâmia Bomfim (PSOL). Os manifestantes afirmam que só sairão do prédio após o afastamento do secretário.
Em seu perfil no Facebook, a vereadora afirma que protocolou uma representação no Ministério Público para denunciar o secretário por abuso de autoridade. Ela também lançou uma campanha virtual pedindo o "afastamento imediato" de Sturm.
Ao G1, a secretaria municipal de Cultura confirmou que os manifestantes protestam no local. A reportagem aguarda o posicionamento da pasta.
Entenda o caso
O secretário da Cultura de São Paulo, André Sturm, ameaçou agredir o agente cultural Gustavo Soares, de 25 anos, durante uma reunião realizada na sede da Secretaria Municipal da Cultura, na noite desta segunda-feira (29). O momento de descontrole do secretário foi gravado pelo próprio Gustavo. “Vou quebrar sua cara”, afirmou Sturm ao rapaz por mais de uma vez.
O encontro havia sido agendado para tratar sobre a renovação da parceria entre Prefeitura e um coletivo cultural, do qual Gustavo faz parte, para a administração da Casa de Cultura Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da capital. Um acordo, celebrado na gestão de Fernando Haddad (PT), garantia ao equipamento cerca de R$ 16 mil por mês, mas o contrato se encerrou no último mês de abril.
Após a divulgação do caso, Sturm pediu desculpas: "Peço desculpas por ter me exaltado, mas volto a dizer que a nossa vontade é parceirizar com o coletivo que atua em equipamentos culturais subutilizados".
Em nota, Sturm afirmou: "Durante reunião com agentes culturais de Ermelino Matarazzo me exaltei e usei linguagem inadequada para a posição de Secretário. Por esta atitude peço desculpas ao rapaz e a todos os munícipes".
"Lamento minha atitude e reforço o compromisso de permanecer aberto ao diálogo com todos os segmentos artísticos e agentes culturais da cidade, como tenho feito desde o primeiro dia da gestão, na construção de políticas e ações que buscam valorizar a cultura em todas as formas de expressão."