Bicicleta branca foi instalada no local do acidente que causou a morte da modelo Mariana Rodriguez (Foto: Paulo Guilherme/G1)
Um grupo de cicloativistas instalou uma "ghost bike", a bicicleta pintada de branco, para homenagear a modelo Mariana Livinalli Rodriguez, de 25 anos, que morreu na quinta-feira (3) depois de sofrer um acidente de bicicleta com um ônibus em um cruzamento da Avenida Faria Lima, na Zona Oeste de São Paulo.
A homenagem foi na noite desta quarta-feira (8). A bicicleta branca foi colocada na grade ao lado do local onde foi o acidente. Na manhã desta quinta (9), quem passou pelo local pode ver a "bicicleta fantasma" decorada com flores para lembrar Mariana. No chão, o nome Mari Rodriguez foi escrito ao lado de corações.
Na página do evento no Facebook, os amigos também homenagearam a modelo e pediram mais segurança ao ciclistas que usam a ciclovia da Faria Lima. "Que casos como os da Mari não aconteçam mais e que as lágrimas sejam poupadas", escreveu um dos internautas. "Que sirva para chamar a atenção neste cruzamento perigoso. Gostaria de pintar o chão antes do cruzamento de vermelho para melhorar a sinalização que não precise mais de nenhuma ghost bike", disse outro cicloativista.
Página no Facebook convidava amigos de Mariana para participar da homenagem (Foto: Reprodução/Facebook)
Mariana se envolveu em um acidente com um ônibus quando andava de bicicleta na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, por volta do meio-dia de terça-feira (1º). A modelo teve uma piora no quadro de saúde durante a madrugada desta quinta-feira (3) e estava em estado gravíssimo.
A JOY Model, agência onde a modelo trabalhava, lamentou a morte de Mariana nas redes sociais e disse ela passou por procedimentos cirúrgicos, porém não resistiu aos ferimentos. Na mensagem, a agência diz que a jovem era uma profissional gentil, amável e promissora, além de ser humano iluminado.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que a ocorrência aconteceu no cruzamento da Rua Chopin Tavares de Lima com a Faria Lima. A ciclovia da Faria Lima cruza esta rua, onde há um semáforo.
Em nota, a CET lamentou o acidente e disse aguardar "investigação da Polícia para esclarecer as circunstâncias". Segundo a companhia, para os ônibus que trafegam na Faria Lima, no sentido Itaim/Pinheiros, é permitida a conversão à esquerda para a Rua Chopin Tavares de Lima.
"Esse cruzamento é controlado por semáforo, com um foco específico para conversão de ônibus à esquerda e outro específico para ciclistas. A ciclovia fica no canteiro central da Av. Brigadeiro Faria Lima", disse a CET na nota.
Acidente (no detalhe) foi no cruzamento da Avenida Faria Lima com Rua Chopin Tavares de Lima (Foto: Reprodução/Google Earth/Andreia Barros/Arquivo pessoal)
Modelo veio para SP há dois anos
Mariana é de Soledade, no Rio Grande do Sul, onde mora sua família. A mãe, o pai e a irmã vieram nesta terça para acompanhar a modelo.
Adriana Livinalli, mãe de Mariana, disse que a filha mora há dois anos em São Paulo, no bairro de Pinheiros.
Mariana começou a trabalhar como modelo por volta de 15 anos. Com 17, se mudou para a Ásia. Ela é modelo da agência JOY Model Management.
Entre outros trabalhos, foi duas vezes capa da revista Women's Health, fez editoriais das revistas Boa Forma, Nova, fez campanha para a C&A, e, recentemente, para a Monange.
Fonte: G1