Os manifestantes do Movimento Independente de Moradia de Vila Maria fecharam a Marginal Tietê para pedir que o prefeito da cidade, Fernando Haddad (PT), impeça a reintegração de posse, decretada pela Justiça, em um terreno invadido no Parque Novo Mundo.
Ao todo, o protesto durou cerca de três horas nas ruas da Zona Norte. Somente a Marginal Tietê, sentido Rodovia Castello Branco, ficou totalmente bloqueada por 40 minutos. Não houve confronto com a Polícia Militar.
Trânsito acima da média
Apesar do fim do ato, o trânsito permanecia ruim na pista sentido Rodovia Castello Branco. Às 14h20 havia 13,8 km de filas na pista expressa, entre a Ponte Cruzeiro do Sul e o Cebolão. Em toda a cidade havia 75 km de congestionamento no horário, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Para o horário, o trânsito era considerado acima da média.
Luta por moradia
Segundo o grupo, cerca de três mil pessoas moram no ocupação Parque Novo Mundo.Tem pessoas que investiram R$ 20 mil, R$ 25 mil em moradia lá dentro [do terreno], disse Laelson Oliveira, líder do grupo.Os sem-teto ocuparam o terreno no Parque Novo Mundo em 28 de setembro e querem que a prefeitura quebre a decisão que determina a reintegração e negocie o terreno para a população.
A manifestação começou por volta das 10h na Marginal Tietê, na altura da Ponte do Tatuapé, e seguiu até a Avenida Guilherme Cotching, que foi interditada por volta das 12h. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, 100 pessoas participaram do protesto. Porém, os manifestantes disseram que 800 pessoas participaram do ato.
G1