Em alusão aos 30 anos de emancipação do município de Sorriso, foi realizada de 11 a 15 de maio, a 30ª edição da Exporriso. O evento movimentou toda a região e, segundo os organizadores, houve uma média de 26 mil pessoas por noite, cerca de 30% a mais em relação à festa realizada no ano passado.
Essa multidão foi presenteada com shows nacionais e mais de 120 expositores do mundo do agronegócio, que expuseram produtos e serviços como automóveis, caminhões, imobiliário, pecuária, alimentação e, claro, as máquinas de grande porte, consideradas ‘xodós’ deste tipo de exposição. O Grupo Extra foi destaque no evento e apresentou ao público suas máquinas e caminhões, indispensáveis na lida do homem do campo, do pequeno, médio e grande produtor.
Milhares de pessoas passaram pelo stand do grupo, que estava representado pela Extra Caminhões, revendedora da Ford e Extra Máquinas, representante da marca chinesa mundialmente renomada, a Sany. Nos cinco dias de evento, além dos shows, os Caminhões Ford (F-4000, F-350, Cargo C816 e C1119) e as máquinas (Escavadeiras Hidráulicas de 13 toneladas e 21 toneladas), chamaram a atenção do público, composto por “curiosos, empresários do município e das cidades circunvizinhas, todos interessados na tecnologia aliada à praticidade, manutenção e custo benefício que só os produtos do Grupo Extra oferece” afirmou o gerente de vendas da marca, Fernando Garcia.
O vendedor afirma também que o ‘carro chefe’ do stand foi a Série “F” da Ford, com suas caminhonetes F-350 e a F-4000, com trações 4×2 e 4×4.
“As pessoas também quiseram saber mais a respeito da Escavadeira de 13 toneladas que também foi bem requisitada na exposição pois é ideal para piscicultura”, salientou Fernando, comentando a tendência de que a cada ano a criação de peixes cresce no Estado, exigindo maquinário adequado para otimização do trabalho com os tanques.
De acordo com o gerente, o principal benefício ao participar de um evento como a Exporriso é a visibilidade e o contato direto com as pessoas que se interessam pelos produtos. “Existe um calendário anual dos eventos, como feiras agropecuárias, feiras de tecnologia, dia de campo, eventos socioculturais, stands itinerantes de venda, etc. e Sorriso é um município de grande importância no cenário brasileiro e mundial do agronegócio, nas quais as melhores marcas do mundo estão presentes e cuja área de plantio é muito extensa. Portanto, a presença da Extra em um evento dessa grandeza é de suma importância. Isso mostra a força que temos ao divulgar marcas mundialmente conhecidas como a Ford e Sany e também contribui para fazermos jus a lema do Grupo, que é ‘regionalizar e descentralizar’”.
Fernando finaliza afirmando que a presença em eventos de grande, médio e pequeno porte é importante e de igual valor, por massificar a marca e divulgá-la nos quatros cantos do Estado de Mato Grosso.
A FESTA
A Exporriso 2016 estremeceu o norte do Estado nos cinco dias de festa. Há quem diga, ainda, que ese foi um dos maiores eventos dos últimos anos. A grade de shows contou com artistas renomados no cenário nacional, como Luan Santana, Banda Malta, Milionário e Marciano, e as duplas Henrique e Diego e Mateus e Kauan. Os organizadores justificam essa diversidade musical como um dos principais fatores do sucesso de público do evento.
Neste ano também houve premiações em dinheiro para o público do evento, com sorteios de R$ 25 mil no primeiro prêmio e R$ 12 mil no segundo, além do sempre atrativo parque de diversões para a criançada que, até os 13 anos de idade, teve entrada franca.
Sorriso, a casa do agronegócio
O agronegócio se destacou nesses tempos de crise pela qual o Brasil passa. Enquanto setores da economia como o comércio e indústria tiveram quedas, o setor de produção conseguiu crescer e, claro, com o Estado de Mato Grosso sendo o precursor destes números. Basta dar uma olhadinha nos números para perceber o tamanho da importância de Sorriso, tida como referência na produção de grãos do país, capital nacional do agronegócio e maior produtor individual de soja do mundo.
Localizado a cerca de 420 quilômetros ao norte da Capital do estado, Cuiabá, o município fica às margens da BR-163, no entroncamento com a BR-242, uma localização estratégica, pois fica exatamente em um eixo rodoviário de ligação norte/sul/leste/oeste, favorecendo o escoamento da produção.
No município encontram-se instaladas multinacionais como Archer Daniels Midland (ADM), Bunge, Cargill, Dreyfus, Noble e Glencore, além de empresas regionais como Amaggi, Coacen, Fiagril, Multigrain, Ovetril , entre outras. Também destaca-se a produção de algodão e milho.
Sorriso está em crescimento populacional acelerado. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de habitantes no ano de 2000 era de 35.605, dado esse que praticamente dobrou em apenas uma década e meia, já que o último levantamento, realizado pelo instituído em 2015, apontou o expressivo número de 80.298 habitantes.