Foi lançada em Rondonópolis (210 km de Cuiabá-MT), nesta segunda-feira (5), a Rede de Apoio a Amigos, Familiares e Pessoas com Esquizofrenia e demais doenças mentais. A iniciativa visa promover ações de conscientização e inclusão para todos que sofrem com o distúrbio. O evento contou com as participações do deputado estadual Thiago Silva (MDB) e de psicólogos, estudantes, servidores públicos e entidades que irão auxiliar no projeto.
O parlamentar, que é o autor da iniciativa, fez a abertura do evento falando da realidade que as famílias e pacientes vivem de falta de políticas públicas para o atendimento. Ele também relatou que a experiência vivida com a sua mãe, que tem esquizofrenia, fez com que tomasse a iniciativa da criação da rede para ajudar as famílias e pacientes que precisam de apoio para tratamento de doenças mentais. A intenção é expandir a Rede a todos os municípios do estado.
Durante o lançamento, o palestrante Diego Vacari, que é psiquiatra, falou sobre saúde mental e os cuidados necessários que as pessoas devem manter nos dias atuais, principalmente em período de pandemia. O deputado Thiago Silva fez uma fala de agradecimento aos participantes e voluntários que integram o projeto.
“Foi com imensa alegria que lançamos este projeto que tem como objetivo contribuir para que o Estado possa ampliar as políticas de apoio aos pacientes e familiares com esquizofrenia, pois estas pessoas sofrem com a falta de acompanhamento e tratamento especializado na área da saúde e também social”, disse o parlamentar.
A rede de apoio criada nesta segunda irá realizar atividades semanais, como visitas as famílias vulneráveis que possuem pessoas com esquizofrenia, webinário com uma série de debates para desmistificar o tema, oficinas artísticas e visitas às escolas e entidades parceiras.
O coordenador do projeto e voluntário, professor Everton Neves, destacou a importância da união de entidades e profissionais para alcançar o objetivo comum, que é o amparo a essas pessoas e famílias. “Convidamos toda a sociedade para se engajar nesta luta que tem como propósito melhorar a qualidade de vida das pessoas com esquizofrenia e outras doenças mentais, bem como os reflexos na família. Além de defender seus direitos, é importante eliminar o estigma, disseminar informações e promover o diálogo da educação permanente, fazendo avançar a agenda e lutas por concretização das políticas públicas”, disse o professor.
A Rede irá iniciar suas atividades em Rondonópolis a partir de quarta-feira (7). Para mais informações: (66) 99616-8706.