Criminosos assaltaram pelo terceiro mês consecutivo a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Guassu, em São Vicente, no litoral de São Paulo. O caso mais recente ocorreu na madrugada desta terça-feira (7) e os criminosos deixaram um aviso em uma das portas dizendo que voltariam no mês seguinte. Eles também levaram três computadores e três estabilizadores que ficavam na recepção da unidade, além de pomadas ginecológicas, preservativos e dipirona.
Segundo a enfermeira responsável pela unidade, Kátia Rodrigues, das outras vezes o grupo também roubou aparelhos eletrônicos, mas não praticou atos de vandalismo. "Eles rabiscaram as paredes, desenharam órgãos genitais nos aventais e deixaram um recado escrito todo errado, mas dá pra entender que eles estão dizendo que vão voltar", relata.
Este é o terceiro mês consecutivo a UBS é invadida e objetos são roubados. Outros boletins de ocorrência já foram registrados em agosto e setembro deste ano. Em todos eles, os assaltantes entram no local pelo telhado e quebram o forro para ter acesso às salas. Funcionárias que chegaram para trabalhar por volta das 7h disseram que a Guarda Municipal fazia ronda próxima ao local e os agentes perceberam a porta aberta. A Polícia foi acionada, mas os assaltantes já tinham fugido.
Das nove salas da UBS, apenas uma não foi invadida pelos criminosos. "Eles até encontraram uma chave que a gente deixa debaixo de um colchão e tentaram abrir a cozinha, mas não conseguiram. A chave quebrou, pois quando chegamos ela estava no chão. Por sorte, não levaram uma televisão que temos lá e vamos tirar assim que chaveiro chegar", disse.
Na manhã desta terça-feira as recepcionistas não conseguiam agendar consultas com especialistas, já que todo o cadastro é feito por sistema integrado. A equipe realizava apenas atendimentos ambulatoriais. Segundo Kátia, não há previsão de quando o sistema voltará a funcionar.
G1