Nacional

Greve deixa usuários sem metrô até durante horário de pico

Os mais de 400 mil usuários do metrô do Recife terão a rotina alterada devido à greve  deflagrada pela categoria nesta terça-feira (7). Na estação Joana Bezerra, área central do Recife, os passageiros não conseguem entrar na estação nem durante o horário de pico e enfrentam filas para pegar os ônibus que fazem parte da integração. A principal reivindicação dos metroviários é a falta de segurança nas estações e nos veículos do metrô. Eles pedem por uma parceria com a Polícia Militar para patrulha nos locais, retirada dos caixas eletrônicos das estações, reforço de segurança nos dias de jogos de futebol, entre outros pontos.

No iníco da manhã desta terça, o movimento era tranquilo na estação Joana Bezerra. O local conta com patrulha da Polícia Militar para evitar confusões. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários (Sindimetro-PE), Diogo Morais, informou que esta greve não tem nenhum aspecto salarial na pauta. Os profissionais cobram providências à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) sobre constantes assaltos a funcionários e passageiros nas estações. Ele alega que a CBTU só tem tomado decisões paliativas.

De acordo com o gerente de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Salvino Gomes, e empresa entrou com um pedido no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com ação cautelar para que, pelo menos no horário de pico, a população possa usar o metrô.São 400 mil pessoas, elas não podem ficar prejudicadas. O metrô tem que funcionar das 5h às 9h e das 17h às 21h. Os metroviários ficaram sabendo antes da assembleia, mas infelizmente não cumpriram, aponta.

Ainda na noite da segunda (7), o vice-presidente do TRT da 6ª Região, o desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, deferiu a abusividade da greve e determinou a operação normal dos trens no horário de pico, que vai das 5h às 9h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 5h às 13h aos sábados. A multa diária aplicada, em caso de descumprimento, é de R$ 800 mil. De acordo com o TRT, uma audiência de tentativa de reconciliação foi marcada par a quarta-feira (8), às 15h, na sede do tribunal, no Cais do Apolo.

Reforço de ônibus
Para tentar diminuir o prejuízo dos passageiros do transporte público, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou linhas de ônibus e criou outras especiais para as áreas que são normalmente atendidas pelo metrô. De 123 linhas de ônibus que serão afetadas diretamente pela greve, nove serão reforçadas com 81 veículos, a maioria com destino ao Centro do Recife.As novas linhas criadas são TI Jaboatão/TI Barro e TI Barro/TI Afogados/TI Joana Bezerra.

A linha 115 TI Aeroporto/TI Afogados terá parte da frota com itinerário estendido até o TI Recife, no Centro; a linha 232 Cavaleiro vai fazer integração no TI Cavaleiro; a linha 2469 TI Camaragibe/CDU fica com itinerário estendido até o TI Barro; já as linhas 346 TI TIP (Conde da Boa Vista) e a 347 TI TIP (Derby) serão unificadas.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus