Greenpeace ironiza o slogan da Volkswagen em protesto (Foto: Peter Steffen/dpa via AP)
Ativistas ambientais do Greenpeace protestaram nesta segunda-feira (9) na entrada principal da sede da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha, segundo informações da Associated Press (AP).
Eles estenderam uma faixa com a frase "Das Problem", uma brincadeira irônica com o slogan da empresa "Das Auto".
A manifestação ocorre depois de a fabricante admitir na semana passada "irregularidades" nas emissões de dióxido de carbono em 800 mil veículos.
Este número se soma a outros 11 milhões com um dispositivo que burla testes de emissão de óxidos de nitrogênio no mundo inteiro.
Além da faixa, os ativistas seguraram uma letra C e o numeral 2 com o logo redondo da Volkswagen no meio, formando a representação química do CO2.
Sem fundo?
Desde meados de setembro, o escândalo de fraude da Volkswagen só aumenta. Inicialmente, apenas os motores compactos a diesel estavam envolvidos, mas motores maiores a diesel, que equipam veículos de luxo da Porsche e Audi, e motores a gasolina também estão envolvidos.
Segundo a empresa, alguns motores a diesel estão equipados com dispositivo que reconhece quando o veículo está em teste de emissão de poluentes e reduz as emissões de óxido de nitrogênio, resultante da queima do diesel.
Com relação ao CO2 – um gás chave no aquecimento global – as emissões de alguns veículos da marca VW, Skoda, Audi e Seat são até 18% mais elevadas do que o prometido pelo fabricante no papel, informou a AFP.
Metas altas
No último final de semana, o jornal alemão Bild am Sonntag afirmou que engenheiros da Volkswagen disseram ter manipulado as emissões de dióxido de carbono porque as metas estabelecidas pelo ex-CEO Martin Winterkorn eram difíceis de atingir.
Ao jornal, a Volkswagen afirmou apenas que "funcionários indicaram em uma investigação interna que havia irregularidades nos dados de consumo de combustível. Como isto aconteceu é assunto de procedimentos futuros".
Durante o Salão de Genebra de 2012, Winterkorn declarou que a Volkswagen iria reduzir as emissões em 30% até 2015, mas os engenheiros não tiveram coragem de confrontar a meta, segundo o Bild. Winterkorn renunciou ao cargo de CEO em setembro, quando o escândalo veio a público.
Fonte: G1