Na Arquitetura, em se tratando de novos projetos com estilo minimalista, cada vez mais a ousadia está presente.
Com espaços mais abertos, numa linguagem arquitetônica de maior interação dos ambientes, sempre em busca da união familiar, todos se espelham na visão de facilidade e comodidade no dia a dia, tanto no conforto quanto na limpeza e higienização dos ambientes.
Os pés-direitos das casas, ou seja, a altura dos vãos entre o chão e o teto, são cada vez mais altos, impondo maior nobreza e sofisticação.
As esquadrias são um dos detalhes da obra. Os clientes estão cada vez mais exigentes quanto ao tipo de material, formatos, tamanhos, cores e sua funcionalidade. As portas e janelas são itens essenciais no projeto, responsáveis pela beleza, acabamento e segurança.
Umas das exigências no definir é o desempenho térmico e acústico devido ao crescimento das cidades com seu alto coeficiente de calor e sonoridade.
Os profissionais da construção civil têm o dever e compromisso de orientar o cliente na definição da escolha das portas e janelas, sem deixar comprometer o projeto definido da arquitetura.
Atualmente existe a Norma de Desempenho NBR 13575, que obriga as empreiteiras e construtoras ao uso correto na utilização e colocação.
Com projetos cada vez mais ousados das aberturas dos vãos e alturas que imprimem estilo de arquitetura, fizeram com que indústrias especializadas busquem soluções e opções com desempenho e qualidade nos materiais e principalmente nos acessórios e fechos, garantindo maior segurança.
No mercado da construção os mais indicados para obras mais modernas são o alumínio e o PVC, quando os investimentos são grandes nas indústrias, buscando atender esse público mais exigente.
Os vidros também acompanham a evolução desses tipos de esquadrias que exigem tamanhos grandes, com maior segurança e principalmente evitando grande insolação, e buscando uma acústica adequada ao ambiente em que vão ser colocadas.
A criação dos chamados vidros jumbos é uma grande evolução do desenvolvimento que essas esquadrias gigantescas exigem.Com tantas novas soluções, os projetos de arquitetura se consolidam na paisagem urbana, encarando os desafios dos anos modernos.