Cidades

Grande quantidade de peixes mortos aparece em lagoas de Maricá

A mortandade de peixes nas lagoas de Maricá (RJ) mobiliza agentes de limpeza desde sábado (2). De acordo com o município, a ocorrência foi comunicada ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a coleta de amostras da água para análise e determinação das causas foi solicitada. Equipes do município recolhem os peixes das lagoas.

Uma moradora registrou a mortandade na Lagoa da Barra de Maricá (foto ao lado) na manhã de sábado. A situação se repete também na Lagoa de Jacaroá. O Inea informou que, nesta terça-feira (5), fará uma vistoria nos locais onde a ocorrência foi constatada.

Segundo a Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, o fenômeno normalmente está associado ao aumento da população da cidade, quando o volume de despejo ilegal de esgoto nas lagoas aumenta. O município também informou que uma das possíveis causas é o forte calor, entre outros fatores que interferem na oxigenação da água.

O Inea também apontou a redução dos níveis de oxigênio da água como provável causa da morte dos peixes. O órgão ressaltou ainda que, entre os fatores que favorecem esse fenômeno, estão as altas temperaturas da semana passada, associadas à mudança de tempo do fim de semana, que provoca a revolução do sedimento do fundo do complexo lagunar. As mudanças de temperatura afetam especialmente as lagoas rasas, como é o caso do complexo lagunar de Maricá.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.