Circuito Maçônico DESTAQUE 2

Grande Oriente Lusitano aprova iniciação de mulheres

O grão-mestre Fernando Cabecinha do Grande Oriente Lusitano comunicou no dia 11 de dezembro de 2023 em entrevista a agência Lusa que, nos últimos meses, as 103 lojas que compõem a obediência maçônica mais antiga de Portugal foram ouvidas sobre a iniciação de mulheres e, ao final, a maioria das oficinas maçônicas aprovou a entrada em seus quadros.

Segundo Fernando Cabecinha “neste momento há uma vontade maioritária do povo maçónico no sentido de que o GOL seja uma obediência” onde trabalham “lojas masculinas, femininas ou mistas”, reconhecendo ainda que a “questão da iniciação das mulheres ao Grande Oriente Lusitano é um processo muito delicado” porque exige vários procedimentos e pode obrigar à alteração da constituição maçônica do Grande Oriente Lusitano.

O delicado tema foi levantando pelo grão-mestre Fernando Cabecinha para dar uma resposta a discussão interna, com vários maçons que reclamavam pela modernização da organização e como se tratava de “uma decisão que competiria ao povo maçónico: ele foi ouvido no âmbito das lojas e agora vai ser ouvido na Grande Dieta, que é uma espécie de parlamento que nós aqui temos”.

Agora, caberá a esse órgão colegiado dos representantes das lojas maçônicas definir qual será o caminho, quando será e em que condições serão realizadas as providências necessárias para a implementação da matéria. “Qualquer que seja a decisão da Grande Dieta será imediatamente cumprida”, disse o atual mandatário maior do Grande Oriente Lusitano.

Essa aprovação pode gerar um conflito com a existente maçonaria feminina portuguesa, pois já existe um tratado de amizade em vigor, o que poderia gerar uma competição para a indicação de mulheres em ambas as instituições. Mas Fernando Cabecinha já esclareceu que não haverá competitividade e nem competição entre as obediências” maçônicas.

Crédito da imagens: Expresso on MSN e Correio da Manhã

Antonio Horácio da Silva Neto

About Author

Antonio Horácio da Silva Neto é juiz de direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e presidente da Academia Mato-grossense de Magistrados. Colaborador especial do Circuito Mato Grosso desde 2015.

2 Comentários

  1. José Bezerra Curisco

    14 de dezembro de 2023

    O maior problema de iniciar mulheres é a competição. Mulheres são mais organizadas e isso gera uma ciumeira danada. Mas as coisas mudam. Até o Papa mudou!!?? Francisco cencedeu casamento com pessoas do mesmo sexo…

  2. Jeferson Arguelho dos Santos

    14 de dezembro de 2023

    A Maçonaria corre perigo. Não podemos mudar um procedimento milenar.

Comentários estão fechados.