O registro de casos de Covid-19 voltou a crescer em alguns municípios de Mato Grosso nas últimas semanas. Em Várzea Grande, região metropolitana da capital, o número de pessoas com sintomas que procuraram as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na última semana triplicou, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Em Cuiabá, os números ainda não estão consolidados, mas a Secretaria de saúde também observou um aumento na procura.
Segundo a gerente de vigilância epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, a demanda por testes também tem crescido na capital.
“Aumentou a demanda nas unidades e podemos perceber isso até mesmo na distribuição dos testes. Antes, as unidades não vinham buscar os materiais e hoje estão buscando. Não é só a testagem que aumentou, percebemos também um aumento de casos positivos”, disse.
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, também destacou que houve um aumento considerável nas solicitações de testagem na cidade.
“Estamos com superlotação há cerca de 15 dias em todas as unidades de saúde”, pontou.
O secretário disse ainda que na segunda-feira (6) será discutida a volta da obrigatoriedade do uso das máscaras no transporte coletivo, nas escolas e em órgãos públicos para tentar conter esses aumentos dos casos de Covid-19.
Casos de Covid
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram confirmados nessa quinta-feira (2) 368 novos casos de Covid, um número bem acima do que foi registrado há uma semana. Na quinta-feira passada, foram 214 casos.
Já são mais de 739 mil casos registrados desde o começo da pandemia. Desse total, mais de 722,8 mil pessoas se recuperaram.
Não houve registro de mortes por Covid nessa quinta-feira no estado. O total de mortos permanece em 14.919.
A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública do estado está em 22,68%. Atualmente, há 65 leitos estão disponíveis.