O entrave no atraso do plantio, previsto inicialmente para o início de outubro, foi na busca por areia de qualidade, que demorou a ser encontrada na região mato-grossense. A procura estava a cargo da empresa Mendes Júnior, que constrói o estádio mato-grossense.
Segundo Fabio Câmara, engenheiro agrônomo da World Sport, o problema já foi solucionado e a entrega do material será normalizada nesta semana.
– Temos um padrão de qualidade rigoroso e não podemos colocar qualquer tipo de areia. Infelizmente ocorreram problemas na entrega desse produto, mas vamos trabalhar para iniciar logo esse plantio. O clima de Cuiabá ajuda muito, a grama deve fixar rapidamente. Pelo cronograma, no final de janeiro ele estará liberado para uso. O prazo é apertado – disse.
A grama escolhida para a Arena Pantanal é a Bermuda Tifgrand, propícia para cidades com clima quente. Ela está sendo cultivada em São José dos Campos (SP) e virá para a capital mato-grossense em caminhões refrigerados. Será plantada em mudas, conforme a Fifa recomenda para que ela fique no padrão exigido.
Drenagem
O sistema de drenagem da Arena Pantanal está praticamente concluído. Ela será gravitacional, com escoamento da água usando a força da gravidade. Tubos embaixo do gramado irão escoar a água.
A irrigação é outro ponto próximo de ser concluído. Ela será automatizada e contará com 38 aspersores divididos ao longo do gramado.
Orçada em R$ 540 milhões, a Arena Pantanal deve ficar pronta em dezembro de 2013 e irá receber quatro jogos na Copa do Mundo 2014. Sua capacidade será de 44 mil torcedores. Segundo a Secopa-MT, o estádio está com 85% das obras concluídas.
Extra MT