O chip gráfico GeForce GTX 980, com a nova unidade de processamento GM204 da Nvidia, bateu o seu primeiro recorde mundial de overclock, nesta quarta-feira (1), por um entusiasta da Suécia. A façanha foi alcançada apenas duas semanas depois do lançamento da GPU, que teve seu clock aumentado em 81,58% além do padrão, chegando à frequência de 2.20GHz.
Essa conquista foi realizada pelo “overclocker” conhecido apenas como Elmor, da equipe sueca SweClockers que, além da GPU, aumentou também a frequência da memória RAM da placa de vídeo utilizada para até 8392MHz.
Para conseguir tudo isso, ele usou uma placa de vídeo da Asus que já possui essa nova unidade gráfica, um processador Intel Core i7 i7-5960X com clock de 5586MHz e arquitetura Haswell-E, além de resfriamento por nitrogênio líquido para evitar o superaquecimento.
Além do citado aumento de clock, registrado pelo aplicativo TechPowerup GPU-Z, Elmor conseguiu marcar 9568 pontos, estabelecendo outro recorde mundial, no programa para computadores chamado 3DMark Firestrike Extreme, que é usado por adeptos desta prática para atestar o poder gráfico de suas máquinas.
Como foi feito o registro?
Elmor enviou seus registros, devidamente documentados pelas fotos que ilustram esta matéria, para o site Hwbot, que é hoje a maior comunidade da Internet entre os praticantes de overclock. O site é responsável por registrar e catalogar os diversos recordes conquistados por grupos e ligas espalhados pelo mundo e, portanto, é reconhecido pela própria coletividade como autoridade no assunto.
Via KitGuru