A suspensão da venda de 43 planos de saúde de 16 operadoras, anunciada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar na semana passada, passa a valer a partir desta quinta-feira (19).
O atendimento feito aos atuais clientes desses planos continua normal, mas eles não poderão ser vendidos para novos consumidores até que as empresas melhorem o atendimento aos consumidores.
A empresa que teve a maior quantidade de planos suspensos foi a Unimed Rio (15 no total). Em nota, a cooperativa diz que vem tomando ações para melhorar os índices monitorados pela agência e espera regularizar em breve a situação dos planos suspensos.
Entre os planos suspensos, estão também dois oferecidos pela Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (Assefaz).
Veja as empresas com planos suspensos:
Unimed Rio (15 planos suspensos)
Fundação Saúde Itaú (4)
Assistência Médico Hospitalar São Lucas (3)
Biovida Saúde (2)
Centro Transmontano de São Paulo (2)
Cooperativa de Usuários Assistência Médico-Hospitalar do Sicoob – Vivamed Saúde (2)
Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (2)
Promed (2)
Salutar Saúde Seguradora (2)
Saúde Sim (2)
Unimed Montes Claros (2)
Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas (1)
Caberj Integral Saúde (1)
Centro Médico Fátima (1)
Medisanitas Brasil (1)
Unimed Anápolis (1 plano suspenso)
Descumprimento de prazo e negativa de cobertura
Segundo a ANS, entre os problemas que levaram às suspensões estão o descumprimento de prazos máximos de atendimento e a negativa indevida de coberturas.
O objetivo da medida é impedir novas contratações e, ao mesmo tempo, garantir o atendimento aos cerca de 610,8 mil consumidores que já possuem contratos dos planos suspensos.
A lista com todos os planos suspensos pode ser acessada no site da ANS: http://zip.net/bvqM33 (link encurtado).
38 planos poderão voltar a ser vendidos
Ao mesmo tempo em que determinou a suspensão da venda de alguns planos, a ANS autorizou a retomada, também a partir desta quinta, da comercialização de 38 planos de 14 operadoras. A lista completa também pode ser consultada no site da agência: http://zip.net/bvqM33.
Esses planos tinham sido alvo de suspensão anterior, mas, segundo a agência, as operadoras conseguiram comprovar melhoria no atendimento nos últimos três meses.
A ANS vem anunciando proibições de vendas de planos desde o final de 2011. Desde o início das ações, 1.170 planos de 158 operadoras tiveram as vendas suspensas e outros 1.014 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.
Fonte: UOL