Após o Governo do Estado se comprometer a efetuar o repasse de R$ 1,7 milhão para o pagamento de funcionários e compra de medicamentos, possibilitando o atendimento de emergências no Hospital Regional de Sinop (479,3 km de Cuiabá), o fechamento da BR-163 que estava previsto para acontecer na tarde desta quinta-feira (5), foi suspenso.
Em uma tentativa de sensibilizar o governo, a população e representantes de oito municípios do Nortão, se reuniram em uma manifestação pacífica na tarde de terça-feira (03) em prol do hospital que está com as atividades paradas há quase um mês.
A Fundação Comunitária de Saúde, que administra a unidade, alega atrasos nos repasses realizados pela Secretaria de Estado de Saúde. O presidente da fundação, Wellington Randall Arantes foi quem anunciou a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli que os repasses seriam feitos, após uma reunião com o governo e deputados.
“Com isso o Hospital Regional conseguirá atender as emergências e na terça-feira (10), uma nova reunião será realizada. Diante do comunicado da administração do hospital, resolvemos paralisar por enquanto o fechamento da BR-163. Estamos ajudando a cobrar a regularização do hospital, e estaremos acompanhando para que isso aconteça”, afirmou Martinelli.
HOSPITAL REGIONAL
Em Sinop, o Hospital Regional reduziu os atendimentos desde o dia 7 de setembro. Segundo o diretor financeiro da Fundação Social de Saúde, que administra o Hospital Regional de Sinop, Heller Chaves, o último repasse feito pela Secretaria de Estado de Saúde foi em referência ao mês de julho e as diferenças de valores são de aproximadamente R$ 18 milhões.
“Porém todas as diferenças desde fevereiro de 2016 até agora não foram repassadas, uma hora alegam que não foi auditada ou falta documentos. Nesse período foram três secretários diferentes e as equipes mudam. Nós não podemos ser reféns da inoperância do estado”, asseverou o administrador.



