Política

Governo quer destinar 65% do novo Fethab para educação e segurança pública

O governo quer destinar parte da arrecadação do novo Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) para serviços de educação e segurança pública. A medida criaria um apêndice financeiro, que poderá ser mantido por tempo indiscriminado.

A mudança consta no projeto de lei protocolado, nesta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa de elevação de arrecadação para nove ramos de atividades agropecuárias. Na justificativa de modificação, o governo afirma que a reserva de recursos para segurança e educação se devem à deficiência financeira das áreas, em descompasso a demanda crescente de serviços.

“[…] redefine-se a destinação dos recursos, reservando-se parte do montante arrecadado para aplicação nas áreas da educação e da segurança pública, setores extremamente afetados pela carência de recursos que afeta o erário”.

O novo Fethab ainda se tornaria ainda fonte de recurso sem prazo para extinção, incluindo novas margens de arrecadação. O governo passaria a recolher em torno de R$ 500 milhões, inicialmente. Para isso, é necessário alterar a lei 7.263/200 que criou o fundo, com destinação de recursos especificamente para transporte e habitação.

Pelo modelo proposto, 65% da arrecadação devem ser aplicadas em serviços de educação, segurança pública e assistência social, e pagamento dívidas públicas; 30% em infraestrutura de transporte – conservação e manutenção e novos projetos; 5% em investimento com a participação do MT PAR.

Novas margens

 O projeto de remodelação prevê ainda cobranças de impostos sobre atividades de exportação ou que se assemelham a elas. Nove ramos de atividades agropecuárias estão inclusas no recorte.

O governo indica o recolhimento de 200% do UPF (Unidade de Padrão Fiscal) no período vigente sobre a tonelada de algodão transportadora para exportação. É o percentual mais alto previsto.

Sobre a exportação de cabeça de gados para abate passaria a recair 30%; 20% para tonelada da soja; 6% sobre a tonelada do milho.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões