O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, anunciou nesta sexta-feira (23.09) a construção de uma unidade escolar no Pedra 90, um dos bairros mais populosos de Cuiabá e que hoje conta com duas escolas estaduais. O anúncio foi feito para os alunos e profissionais da Escola Estadual Rafael Rueda, que atualmente atende cerca de 900 alunos dos ensinos fundamental e médio e será beneficiada com o novo prédio. A construção está prevista para começar em outubro.
No bate-papo com os estudantes e professores, Marrafon contou que a nova Escola Padrão será construída em uma área de aproximadamente 9.000 m² localizada a cerca de seis quadras da Rafael Rueda, terá 12 salas fixas e seis móveis, e contará com concepção moderna visando o ensino digital. A expectativa é que os trabalhos durem seis meses e a nova estrutura fique pronta no primeiro semestre de 2017.
A nova unidade passará a atender alunos e professores para que o prédio da escola Rafael Rueda, que nunca passou por uma reforma em 22 anos, seja demolido e uma nova estrutura seja construída no local. Essa obra tem previsão para ser iniciada assim que a Escola Padrão for concluída. “Estive aqui ao assumir a Seduc e fiquei muito preocupado com a situação que encontrei, a escola parece uma prisão. Essa preocupação se transformou em uma medida concreta para que a gente possa iniciar o processo de transformação dessa escola e também da própria relação entre escola e comunidade”, disse Marrafon.
As obras estão contempladas no programa Pró-Escolas, cujo objetivo é a renovação da ambiência escolar, a melhoria do ensino público e a inovação por meio de projetos educacionais. No caso do novo prédio da Rafael Rueda, Marrafon destacou que o projeto deverá ficar pronto até o fim de outubro e apresentado à comunidade escolar. “Estamos projetando uma nova Rafael Rueda, que contemplará um centro de integração entre escola e comunidade, com múltiplas atividades e uma nova escola com um padrão construtivo completamente diferenciado”.
O secretário também aproveitou a oportunidade para anunciar a chegada de pelo menos três projetos para a escola a partir do próximo ano, que visam, principalmente, a intensificação da segurança nas imediações escolares; a musicalização clássica e o incentivo à prática esportiva. “O céu é o limite para cada um de vocês e o que pudermos fazer por parte da Seduc nós faremos porque estamos ao lado de vocês”, disse aos estudantes.
Pró-Escolas
Após o encontro com os alunos, Marco Marrafon se reuniu com os profissionais da Educação que atuam na escola Rafael Rueda para detalhar os projetos da Unidade Escolar Padrão e o da própria escola. Destacou que o objetivo é aproximar Seduc e professores para, juntos, cumprirem a missão que têm em comum, que é o ensino público gratuito de qualidade.
“O Pró-Escolas é um programa que terá uma série de ações nas áreas de Estrutura, Ensino e Inovação. Vamos construir isso juntos e, de imediato, deixar aberto esse canal de diálogo. Por isso fiz questão de vir aqui conversar com vocês e informá-los sobre esse projeto. Hoje a Rafael Rueda é uma escola antipedagógica, que agride os profissionais e os alunos, e um dos resultados disso é a evasão escolar. Se queremos um ensino de qualidade precisamos reduzir a evasão”, ressaltou.
O diretor Roniclei de Lara Santos avaliou positivamente a visita do secretário e o anúncio do projeto de construção de uma nova escola. “Entendemos que essa obra é mais do que necessária, já que nosso sofrimento é grande e precisamos melhorar a unidade escolar. É isso que nós precisamos, não uma escola reformada, mas sim uma nova”, observou.
Sonho
O professor Divino Amauri de Campos, que tem 25 anos de carreira na educação pública, enfatizou que esse é um sonho que espera há anos e que, agora, está prestes a ser realizado. “A comunidade aqui é muito carente e, culturalmente, muito atingida pela violência. Por isso ficamos felizes com essa proposta que o secretário trouxe para a gente e queremos que seja concretizada. Ele é humilde, humano, é um de nós, e percebi que tem um conhecimento grande sobre a problemática da educação porque também é professor, então espero que realize os projetos anunciados”.
Há um ano dando aulas na Rafael Rueda e há 10 na educação pública, a professora Luciana de Mendonça Pereira, também ficou contente com as novidades. Para ela, a estrutura escolar é deficitária e prejudica a aprendizagem dos alunos. “É muito difícil, são vários problemas, e aqui temos muitos alunos adoráveis, interessados, motivados e merecem acreditar que melhorias virão e nós também somos responsáveis nesse processo”, reforçou.
Além de explicar detalhes das obras, Marrafon conversou com os professores sobre outros temas relacionados à educação e esclareceu dúvidas dos profissionais, reforçando que a Seduc está aberta ao diálogo e às discussões que possam contribuir para a melhoria do ensino público.