O governo do Estado, a prefeitura de Cuiabá, Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça são alguns dos órgãos públicos que voltaram a ter expediente normal já nesta terça-feira (29). As atividades estiveram suspensas na sexta-feira (25) e na segunda-feira (28) em decorrência do desabastecimento gerado pelos caminhoneiros.
A decisão de retorno às atividades do governo foi tomada em reunião do Comitê de Crise na tarde desta segunda-feira. Na ocasião estiveram presentes os presidentes dos poderes Judiciário (desembargador Rui Ramos) e Legislativo (deputado Eduardo Botelho), assim como os prefeitos de Cuiabá (Emanuel Pinheiro) e de Várzea Grande (Lucimar Campos).
Conforme a deliberação adotada, o governo optou por não decretar ponto facultativo, como havia feito para ontem, porque a suspensão de determinados serviços poderiam prejudicar ainda mais a população, já que, com o feriado da próxima quinta-feira (Corpus Christi, dia 30), as atividades poderiam ficar suspensas por quase uma semana, caso a medida de ponto facultativo fosse levada adiante.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que o atendimento ao público também será retomado, a partir das 12h, em todas as unidades.
A Prefeitura de Cuiabá também já lançou nota informando a decisão. Ainda, reiteram que, em razão da decisão liminar que garante o abastecimento dos transportes públicos, as frotas de ônibus permanecem rodando com 50% do efetivo até a próxima quarta-feira.
“Apesar da crise, não podemos paralisar os nossos trabalhos por mais tempo. Isso prejudicaria ainda mais a população que já está sendo muito afetada com o desabastecimento”, comentou o prefeito.
Na Câmara dos Vereadores e na Assembleia Legislativa, o expediente também já voltou a ser normalizado. Com isso, os serviços de cidadania oferecidos dentro da ALMT também já estão disponíveis ao público.
O presidente do Tribunal de Justiça também lançou nota informando que as atividades estão sendo retomadas, assim como os prazos judiciais. Igualmente, o Tribunal Regional Eleitoral e os Ministérios Públicos Estadual e Federal também estarão com expediente normal nesta terça-feira.
Inicialmente, todos os órgãos públicos suspenderam os serviços considerando o desabastecimento que se instalou na cidade. No entanto, na tarde desta segunda-feira (28), cerca de 20 caminhões-tanque foram escoltados até o município de Cuiabá. Com isso, já nesta terça-feira, os postos de combustíveis amanheceram com menos filas.