Política

Governo não participa de reunião e suspende negociação com servidores

A greve dos servidores do Detran-MT (Departamento de Trânsito em Mato Grosso) está mais longe do fim. O governo do Estado, por meio do chefe da Casa Civil, José Adolpho, suspendeu as negociações com servidores por considerar a greve da categoria ilegal e falta de “disposição” para firmar acordo.

O Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Sinetran) emitiu uma nota na tarde desta quinta (21) sobre a ausência de representantes do governo em reunião para definir o fim do movimento de greve iniciado no dia 9 deste mês.

Em nota de resposta, o governo afirmou que havia participado de reunião com os servidores na segunda-feira (18) e não avanço para consenso sobre as reivindicações da categoria.

“A equipe econômica do governo compareceu à primeira audiência de conciliação, na última segunda-feira (18), e realizou uma reunião com a diretoria do sindicato na quarta-feira (20.09), mas não chegou-se a um acordo”.

Em outro ponto, o governo diz que “a greve dos servidores do Detran-MT é ilegal, como prevê decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), com repercussão geral reconhecida, em que é projetado ao grevista o ônus de comprovar a legalidade da paralisação”.

O Sinetran afirma que a ausência do governo mostra “falta de respeito” e “de compromisso” do Estado em participar de reuniões para resolver cobranças dos servidores. O sindicato diz ainda que o governo trabalha com dois discursos, um apresentado em reunião com servidores e outro divulgado para a imprensa.

“Mais uma vez, o governo do Estado mostra que não tem palavra e que não está aberto às negociações, ao contrário do que diz na imprensa. A prova maior foi a falta de respeito com a instituição do Núcleo de Mediação do Tribunal de Justiça que na primeira audiência com o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT) para tentar negociar a pauta de atualização da tabela salarial simplesmente mandou um emissário para apenas convidar o Sinetran para uma apresentação na tarde de ontem [quarta, 20] na Casa Civil.”

 O sindicato afirma que o governo se comprometeu a dar continuidade às discussões em torno da pauta em reunião no Núcleo de Mediação do Tribunal de Justiça. “Menos de 24 horas depois, apenas 3 horas antes da audiência o governo comunicou via e-mail ao Núcleo que ‘de ordem do chefe da Casa Civil, José Adolpho, informa que não iria comparecer à audiência de conciliação/mediação e que as negociações estão encerradas até segunda ordem’.”

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões