Cidades

Governo libera FGTS para famílias atingidas por tornado em SC

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, anunciou nesta terça-feira (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas por um tornado em Xanxerê, município no Oeste de Santa Catarina, nesta segunda (20). O fenômeno natural deixou dois mortos, 120 feridos e aproximadamente mil pessoas desabrigadas.

Segundo o ministro, a liberação do FGTS terá início nesta quarta (22). Dias afirmou ao portal do Palácio do Planalto que a iniciativa do governo federal é para que as famílias atingidas tenham condições de dispor de algum recurso para reconstruírem o que foi destruído pelo tornado.

“O FGTS já foi liberado em outros casos. Vamos tomar todas as providências para que os recursos cheguem até as pessoas que tiveram suas casas destruídas”, disse o ministro ao site do governo.

Para que os recursos do fundo de garantia sejam liberados, o prefeito deve decretar estado de calamidade pública no município.
Tropas
Também nesta terça, o ministério da Integração Nacional informou que mobilizou uma tropa com 100 homens do Exército para ajudar na remoção dos escombros e na limpeza da cidade catarinense.

De acordo com o Palácio do Planalto, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deve embarcar hoje para Santa Catarina.
Ainda de acordo com o governo, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao ministério, está em contato com a Defesa Civil do estado para levantar os estragos causados pelo fenômeno natural e para definir outras providências que podem ser adotadas pelo governo federal.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.