O governo do Estado baixou decreto com campanha de incentivo ao uso de máscara facial em Mato Grosso. A campanha "Cuida de mim, que eu cuido de você" informará a eficiência do uso de máscaras no período de pandemia do novo coronavírus para evitar o contágio.
A medida é adotada um dia após Ministério da Saúde recomendar que a máscara seja como prevenção contra o novo coronavírus.
“Usar a máscara é sim um mecanismo, já comprovado por cientista e pesquisadores, eficiente contra a contaminação do vírus”, disse Mendes.
“Você pode ficar na distância de um metro e meio ou dois metros da pessoa para se prevenir. Mas, se você coloca a mão num corrimão, por exemplo, e pega na gotícula que saiu da boca de alguém, aí começa um novo ciclo de contágio”, comenta.
A mudança de postura do governo foi notada desde ontem, quando, durante uma entrevista, o Mendes recomendou o uso da máscara. Antes, a equipe de saúde vinha recomendando o uso somente por pessoas com sintomas de gripe.
O Corpo de Bombeiros começou a distribuir hoje à tarde as máscaras a pessoas em locais de concentração de pessoas, como supermercados, em Cuiabá.
A capital é cidade com mais casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso. De quarta para quinta-feira, o número saltou de 19 para 25. Esse aumento puxou o quadro geral da doença no Estado de 28 para 41.
Texto atualizado às 10h25 para correção de informação