Cidades

Governo garante recursos para investimentos em Mato Grosso

Após uma série de reuniões em Brasília, o governador Pedro Taques recebeu nesta segunda-feira (30) a confirmação de que os recursos referentes a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações (FEX) estão garantidos. Em Mato Grosso estes recursos vão auxiliar nos investimentos, solução de dívidas com os municípios e equilíbrio fiscal.

Somente para área da saúde o governo pretende trazer emendas de mais de R$ 100 milhões ainda este ano. Os recursos do FEX no valor de 500 milhões serão repassados no mês de dezembro.

O FEX é uma compensação financeira paga aos Estados exportadores depois que a Lei Kandir (Lei Complementar nº 87) isentou o tributo ICMS dos produtos e serviços destinados à exportação. Em contrapartida a União tem a obrigação de repassar o FEX aos Estados que deixam de ganhar com as exportações. Ao todo, o Estado de Mato Grosso cobrava da Conab seis dívidas de impostos não arrecadados em décadas passadas que somam o montante de R$ 144 milhões.

“Tudo isso é fruto desse trabalho em conjunto com o Legislativo e com o Governo Federal. E cada notícia boa é um passo a mais na superação da crise e na reconstrução do nosso Estado”, salientou o governador Pedro Taques.

Durante a reunião com senadores e deputados, também foram solucionadas questões técnico-políticas por parte do Ministério da Agricultura e que agora aguardam a fase liberação do recurso para Mato Grosso. A Conab também deve aderir ao Refiz para quitar dívidas pendentes.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.