Política

Governo está usando somente parte da LRF estadual, diz sindicalista

O professor Henrique Nascimento, membro da diretoria do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público) de Mato Grosso, diz que a nova Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) do Estado não veta aplicação de reajustes salariais homologadas anteriormente.

O aval estaria na interpretação do artigo 22 da lei aprovada no início do ano pelos deputados estaduais. E este ponto da normativa seria um assunto que o governo tem evitado comentar.

“O governo tem falado da LRF em todas as reuniões e entrevistas que dá para justificar que o Estado está no limite fiscal do gasto com folha de pessoal. O que ele tem feito é falar da lei até o artigo 21 e pular para o artigo 23 porque ele sabe que o 22 contradiz a fala dele”.

O artigo 22 da Lei Complementar 614/2019 diz: “Art. 22  Para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituição Federal, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração, não poderá exceder 60% (sessenta por cento) da Receita Corrente Líquida Ajustada do Estado.”

O sindicalista afirma que a interpretação divulgada pelo Estado serve para novas medidas que sejam tomadas a partir da homologação da regra e que venham reconfigurar o limite de 49% estabelecido. “O que a lei não permite é que sejam dados novos aumentos e reajustes que ultrapassagem o limite fiscal. A Lei de Dobra do Poder de Compra (210/2013) e nem a RGA (Revisão Geral Anual) estão inclusas. O governo não diz não ter dinheiro, diz que está limitado pela responsabilidade fiscal”.

Uma audiência judicial entre sindicato e o governo, com intermediação do Ministério Público do Estado (MPE) deve realizada nesta quinta-feira (27) para tentar consenso que coloque fim à greve que tem um mês.

Questionado sobre as medidas anunciadas pela Seduc (Secretaria de Estado de Educação) investimento de R$ 115 milhões e a convocação de 681 concursados, Henrique Nascimento avaliou que elas fazem parte de obrigações de gestão e que o governo não pode ser ressalvado por isso. “Ele não apresentou propostas, só está fazendo o que é de sua obrigação. Nosso foco é a lei 510”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões