Política

Governo entra com ação contra sindicato para fim de greve e pede multa por obstrução

O governo do Estado protocolou ação na Justiça ação com pedido de suspensão da greve pelos servidores da educação. A ação foi protocolada nesta sexta-feira (5) e pede também que o Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público) seja multado caso seja feita obstrução das escolas, conforme a PGE (Procuradoria Geral do Estado).

A transferência do impasse para o âmbito judicial ocorre dois dias após a reunião entre o sindicato e o vice-governador Otaviano Pivetta que terminou com a avaliação dos grevistas de que a uma proposta do governo para atender a aplicação da lei 510/2013 (dobra do poder de compra) parecia mais próxima.

No mesmo dia, professores começaram a pedir ajudar em faróis no centro de Cuiabá, com a justificativa de que o corte de ponto pela Seduc (Secretaria de Estado de Educação) poderá zerar a folha salarial dos participantes da greve. A paralisação já dura 37 dias.

Ontem (4), o governador Mauro Mendes anunciou que entraria na Justiça para pôr fim à greve. Ele voltou a falar na situação financeira do Estado como motivo para o impedimento de aplicação da dobra do poder de compra e disse que a posição do Sintep é de “abuso”.

“[A greve] diz respeito à democracia, ao direito de ir e vir, mas o sindicato está sendo autoritário, desrespeitoso com seus colegas do próprio movimento da educação, e nós não podemos tolerar mais esse tipo de coisa. Não vamos mais tolerar esse abuso.”

O professor Henrique Nascimento, em membro da direção do Sintep, diz que o questionamento judicial pelo governo está garantido em lei, mas não representa enfraquecimento do governo. "Nõs sempre deixamos claro que buscamos o caminho do diálogo, até porque o caminho judicial é meio tortuoso, mas isso não garante que a Justiça vai acatar a ação e nem que os professores vão vacilar no movimento".

Uma audiência de conciliação está agendada entre governo e grevistas para segunda-feira (8) no Centro de Conciliação e Mediação de Segundo Grau, por determinação do juiz de direito Hildebrando da Costa Marques.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões