“Decidimos fazer o encontro com jovens, mas não um encontro desses formais, onde ficamos falando e não escutamos. Vamos escutar, trocar experiências e perguntar como poderemos ter maior participação da juventude nas políticas culturais”, disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy.
Ao longo dos três dias, os 70 participantes também vão trocar experiências entre si, participar de dinâmicas de grupo e conhecer iniciativas culturais de várias regiões. Entre elas estão o Grupo Pérolas Negras, formado por meninas do Vidigal (RJ), e o Projeto Sarau Cultural, de São Sebastião (DF).
O Curto Circuito da Juventude terá a presença de jovens de movimentos sociais, estudantis e culturais locais, como do hip hop, de audiovisuais e do funk, entre outros.
A ideia surgiu durante a 3ª Conferência Nacional de Cultura, em novembro de 2013, e o objetivo é colher sugestões para políticas mais inclusivas e abrangentes. “Queremos elaborar algo que seja de acordo com o que eles desejam. Tem que ser algo inovador, que mexa com as burocracias internas do ministério, que permita chegar aos mais excluídos”, disse a ministra.
Agência Brasil