O município de Nova Mutum (239 km de Cuiabá) deve implantar, ainda neste ano, uma unidade da Escola Militar, em parceria com o Governo do Estado. Segundo o prefeito Adriano Pivetta (PDT), a previsão é de que as aulas comecem ainda neste ano.
Pivetta acertou os detalhes para implantação da escola com o assessor especial da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc), tenente-coronel Marcos Roberto Gonçalves. A reunião foi realizada na última quinta-feira (15).
Ficou definido que será firmado um termo de cooperação com o Estado, que será responsável por ofertar toda infraestrutura necessária, para que a Instituição entre em funcionamento o mais breve possível.
A proposta de implantação da escola partiu do prefeito Adriano Pivetta em fevereiro de 2016, quando o gestor apontou ao Governo a necessidade da implantação da escola com base na qualidade de ensino.
O prefeito explicou que a Seduc vai mobilizar a estrutura organizacional, através de lei, para que seja oficializada a Escola Militar de Nova Mutum. “O coronel Roberto nos garantiu que tudo está tudo praticamente definido. Vamos resolver agora algumas questões burocráticas para que possamos iniciar, quem sabe, as aulas ainda no mês de março”, destacou Pivetta.
O tenente-coronel Roberto explica que por se tratar de uma escola militar, todo processos de educação será feito dentro da disciplina militar. Para ele, a implantação é viável, principalmente pelas condições propostas pela prefeitura.
“Saímos daqui com a melhor impressão possível. Estamos encantados com a maneira que a educação é levada a sério e nós iremos concentrar esforços para que essa escola entre em atividade ainda este ano”, apontou o militar.
De acordo com Adriano Pivetta, a expectativa é que esse ano sejam atendidos alunos do 7º ano e partir dos próximos anos esse atendimento seja ampliado. Nesta semana, ele ainda visitou a Escola Militar Tiradentes, em Cuiabá, acompanhado do promotor de Justiça Henrique de Carvalho Pugliese, e pelo secretário da Seduc, Marcos Maraffon.