Cidades

Governo do Estado transfere gestão de trânsito para município de Paranaíta

O município de Paranaíta (a 869 km de Cuiabá) foi integrado ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A integração permite que o município seja o gestor das questões locais no que se refere a engenharia, fiscalização, operação e educação no trânsito.

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Arnon Osny, diz que a integração promove a melhoria do trânsito da cidade. “Com a municipalização será possível a discussão e a administração desses assuntos entre governantes e cidadãos que vivem mais proximamente esses problemas”, disse.

A municipalização sinaliza para a melhoria da qualidade de vida nas cidades bem como a circulação nas vias reduzindo os acidentes.

O prefeito de Paranaíta, Antonio Domingo Rufatto, enfatiza que a municipalização foi um ganho para o município e a gestão local permitirá melhorias na sinalização e em toda a questão que se refere ao trânsito. “Vamos também fazer a construção da Ciretran com uma pista de testes conforme os padrões exigidos por lei e também a cidade mirim que será muito importante para a educação das crianças”, explica.

O município poderá estabelecer convênios junto a órgãos integrantes do SNT como Detran, Sinfra, Polícia Militar, dentre outros, para executar a gestão plena do trânsito local, conforme o artigo 25 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9.503/1997).

A Portaria nº 227/2017 de integração foi publicada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no Diário Oficial da União no dia 24 de outubro.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.