Cidades

Governo do Estado investirá R$ 42 mi em asfalto para bairros de Cuiabá após chuvas

O Governo de Mato Grosso vai começar as obras de asfaltamento de oito bairros de Cuiabá logo após o fim do período de chuvas. Os serviços serão executados 100% com recursos estaduais, beneficiando os bairros Novo Tempo, Novo Milênio, Campo Verde da Esperança, Jardim Aroeira, Novo Horizonte, Tancredo Neves, Planalto e Alto Boa Vista. Serão investidos R$ 42 milhões.

A licitação para pavimentação e drenagem dos bairros foi realizada em agosto de 2022, mas não houve prosseguimento por quatro meses, devido à falta de autorização por parte da Prefeitura de Cuiabá. Um acordo foi intermediado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em dezembro de 2022 e o município se comprometeu a dar o aval. 

O acordo firmado com o TCE-MT previa que a prefeitura providenciasse com a concessionária Águas Cuiabá a execução da rede de água e esgoto nos bairros, para evitar que o asfalto novo fosse quebrado.

Após o cumprimento dessa etapa, as obras terão início após o período de chuvas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), em janeiro e fevereiro deste ano, o volume de chuvas em Cuiabá foi de 450 milímetros, o que impede a execução de obras de drenagem e pavimentação com qualidade.

Originalmente, a licitação previa ainda obras nos bairros Parque Amperco e Osmar Cabral. No entanto, o acordo celebrado no TCE retirou os dois bairros da lista, uma vez que a Prefeitura de Cuiabá alegou que já iniciou as obras nesses locais e é a responsável pela execução.

A licitação foi dividida em três lotes. O primeiro terá obras nos bairros Alto da Boa Vista e Novo Tempo. O segundo lote será executado nos bairros Campo Verde da Esperança, Jardim Aroeira, Novo Horizonte, Planalto e Tancredo Neves. Por fim, as obras do terceiro lote correspondem ao bairro Novo Milênio.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.