O governo de Mato Grosso, por determinação do governador Pedro Taques, continua monitorando e trabalhando em soluções para amenizar a crise do desabastecimento no estado. Nesta sexta-feira (01.06) sete frigoríficos de MT voltaram a abater carne. Também 12 mil botijões de gás de cozinha já foram pra praça. Nenhuma rodovia que corta o território mato-grossense registra pontos de bloqueios.
Segundo o governo de Mato Grosso, uma carga de 20 mil botijões de gás deve abastecer as principais cidades do estado até a próxima segunda-feira (04). Sendo que o abastecimento já esteja normal na próxima semana, as empresas que fazem transporte desse material devem trabalhar ininterruptamente, mesmo no final de semana.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) desde a última quarta-feira (30) já prorrogou 459 Guias Florestais (GF), suspendeu 213 e reativou 213. Com a prorrogação, o documento para transporte de madeira que é válido por cinco dias em território mato-grossense e dez dias fora do Estado, passa a valer por mais cinco dias dentre e fora de Mato Grosso. Por conta da paralisação dos caminhoneiros, muitos documentos que autorizam o transporte da carga venceram durante o período.
“Para que não tivéssemos perdas e danos e também para não prejudicar os caminhões em trânsito nas barreiras de fiscalização, nós estamos trabalhando em regime de plantão em parceria com o Comitê de Crise criado pelo governador Pedro Taques para solucionar a questão”, explica o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby.
O gabinete da Sema, a superintendência de Gestão Florestal (SUGF) e a coordenadoria de Créditos e Recursos Florestais (CCRF) trabalham em regime de escala neste feriado para realizar a prorrogação das guias.
Confira um panorama das ações já realizadas:
·Não há pontos de bloqueios em Mato Grosso.
·Helicóptero Pantera, do Exército Brasileiro, levou 263 quilos de medicamentos ao Hospital Regional de Sinop, na última quarta-feira (30.05).
·Vacinação contra Influenza prorrogada até o dia 15 de junho.
· Cirurgias eletivas estão suspensas por tempo indeterminado, o Governo aguarda a chegada de insumos básicos aos Regionais.
·Para pôr fim à greve dos caminhoneiros, o Governo Federal decidiu zerar a Cide/Cofins e PIS do óleo diesel, o que deve reduzir em R$ 0,46.
·O Governo de Mato Grosso conseguiu congelar no Confaz a pauta do valor do óleo diesel. Na prática, o diesel deixa de receber o aumento de 0,17 feito pela Petrobrás.
·Aeroporto de Cuiabá já operando na normalidade. Segundo a Infraero, Cuiabá não está na listas dos aeroportos com falta de combustível. Mas parte de voos da Azul foram cancelados nesta sexta-feira (01.06).
·Vacinação contra febre aftosa até o dia 17 de junho e comunicação até 20 de junho.
·Indea editou a portaria 53/2018 com a possibilidade de o produtor renovar a Guia de Transporte Animal (GTA) que não foi usado.
·Governador apresentou alteração à lei 6.338 que vai possibilitar os frigoríficos de Mato Grosso a aderirem ao SISBI.
·07 frigoríficos já voltaram a abater carne, mais 2 devem voltar neste sábado (02.06).
·Já foram destruídos 1,05 milhão de ovos férteis (frangos). Não houve novas destruições.
·O Exército fez 70 escoltas, inclusive de cargas até Cuiabá.
·Carregamento de gás de cozinha com 12 mil botijões já chegaram, entre sexta e sábado chega mais 20 mil botijões. Cuiabá, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande já receberam.
·A Secretaria de Estado de Segurança Pública não recebeu nenhuma informação de anormalidade.
·Governo atuou para evitar apagão em Querência e no Distrito de Guariba (Aripuanã).
·Reconhecimento e segurança da linha férrea da Ferronorte feita pelo Exército Brasileiro.
·Não há pontos de bloqueios em MT.
·Caravana da Transformação – Segue normal no Gigante do Norte, em Sinop (realizando cirurgias até o dia 03).
·80% dos alunos da rede estadual com aula normal. A preocupação era com a alimentação da próxima semana e o gás de cozinha, mas já foi normalizado.
·Procon atuando desde o início da greve junto com a Decon (Delegacia do Consumidor). Os preços estavam um pouco maiores no meio da semana por conta da escassez de álcool anidro. 27% da gasolina tem a mistura, mas o produto não era encontrado, o que deixou a gasolina com valor mais elevado.
·Alimentação nos presídios (Famílias pode levar alimento caseiro nos dias de visita, flexibilização dos cardápios).
·20 municípios que já decretaram situação de emergência: Chapada dos Guimarães; Itanhangá; Mirassol d’Oeste; Sorriso; Tangará da Serra; Água Boa; Campinápolis; Guiratinga; Nova Monte Verde; Nova Nazaré; Nova Olímpia; Paranatinga; Porto Alegre do Norte; Ribeirãozinho; Santa Cruz do Xingú; Brasnorte; Alto Araguaia; Terra Nova do Norte; Canabrava do Norte; Paranatinga e Porto dos Gaúchos.
·Governador decretou ponto facultativo na última segunda-feira (28.05) por conta da crise, o trabalho foi retomado normalmente na terça-feira (29.05).
·Mato Grosso passa a cumprir a MP para a não cobrança do eixo suspenso de caminhões em estradas estaduais. O caminhão precisa estar vazio.
·Sema prorrogou as Guias Florestais (GF).
· O Governo Federal fechou acordos com os caminhoneiros para que 30% da produção destinadas à Conab sejam transportadas por caminhoneiros autônomos.
· MP impõe preço mínimo ao frete.
· Valor dos reajustes da Petrobras deixam de diários e passam a ser mensal, o próximo reajuste ocorre daqui 60 dias.