O Governo do Estado publica nesta sexta-feira (17) decreto estabelecendo ponto facultativo no dia 23 de junho, próxima quinta-feira, nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual sediados nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, em virtude do revezamento da Tocha Olímpica das Olimpíadas do Rio 2016. O decreto não se aplica aos serviços públicos essenciais.
Na publicação do Diário Oficial, o ponto facultativo é justificado pelo fato de que nesta daga serão percorridos cerca de 28 km em diversos pontos turísticos e monumentos históricos das duas cidades com a finalidade de fomentar e divulgar, ao mesmo tempo, o potencial turístico dessas cidades e aproximar a população do símbolo olímpico.
O Governo considera a necessidade do ponto facultativo por conta da “dinamicidade do evento exige medidas complexas para garantir a preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio durante todo o percurso, conforme os trabalhos de inteligência e operacional em pleno desenvolvimento pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP)”.