Nacional

Governo de São Paulo vai processar Siemens

 
“Vamos fazer um processo contra a empresa Siemens por lesão aos cofres públicos e ao estado de São Paulo, exigindo a indenização de toda a lesão proferida", informou, em entrevista coletiva, o governador Geraldo Alckmin. Segundo o governador, outras empresas poderão ser processadas. Ele explicou que a Siemens será processada agora porque já assumiu, em um acordo de leniência, que praticou cartel em licitações de metrô e trens no estado.
 
Questionado sobre como o estado de São Paulo foi lesado pela empresa, durante vários anos, sem perceber, Alckmin respondeu que não é fácil detectar o crime de cartel. “Conluio entre empresas no mundo inteiro não é fácil de ser identificado. O Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica], que é o responsável por isso, que existe para isso, só identificou [o cartel] porque uma empresa foi lá e fez o acordo de leniência. Ele, que é o responsável por evitar [formação de] cartel, tem dificuldade.”
 
Alckmin ressaltou que, somente ontem (12), o governo conseguiu, por meio de decisão judicial, ter acesso aos documentos e depoimentos colhidos pelo Cade. "Isso foi importante para termos conhecimento de todo o acordo de leniência. Lamentavelmente, [isso] atrasou todo o nosso trabalho mais de um mês, mas vencemos judicialmente, tivemos acesso aos documentos, e hoje estamos anunciando o início do processo.”
 
 
Agência Brasil 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus