DESTAQUE 2 Plantão Policial

Governo de MT promove 1.015 policiais militares na Arena Pantanal

Na noite deste domingo (19 de abril de 2026), a Arena Pantanal, em Cuiabá, deixou de lado o futebol para se tornar o palco da meritocracia militar. Em uma cerimônia solene carregada de simbolismo e emoção, o Governo de Mato Grosso oficializou a promoção de 1.015 praças e oficiais da Polícia Militar. O evento, realizado às vésperas do Dia de Tiradentes (21 de abril), patrono das polícias, marca um ponto de virada na valorização da carreira dos profissionais de segurança pública no estado.

A Estrutura das Promoções

O volume de promoções reflete a oxigenação da hierarquia militar. Entre os 904 praças, a maior concentração ocorreu na graduação de primeiro-sargento, com 516 novos promovidos. Já no quadro de oficiais, o destaque absoluto foi o inédito Curso de Adaptação de Oficiais Complementares (CAOC), que permitiu a 88 militares alcançarem o posto de segundo-tenente.

CategoriaPosto/GraduaçãoTotal
PraçasCabos, Sargentos e Subtenentes904
OficiaisTenentes, Capitães e Majores111
Total Geral1.015

Exportar para as Planilhas

Vozes do Comando e do Estado

O governador Otaviano Pivetta enfatizou que a promoção é um ato de “contemplação e honra”. Para o chefe do Executivo, uma polícia respeitada é o alicerce para um estado que deseja crescer com paz social.

“Nós queremos a Polícia Militar motivada para continuar servindo o povo. É um compromisso renovado de valorizar quem cuida de cada canto deste território”, afirmou Pivetta.

O comandante-geral, coronel Claudio Fernando Carneiro, trouxe à tona a carga histórica da noite, mencionando que a promoção dos oficiais do 1º CAOC era um “sonho de décadas”. Segundo o comandante, a resiliência desses profissionais é o que permite a Mato Grosso ser uma “potência econômica protegida”.

O Fator Humano na Segurança

A secretária de Estado de Segurança Pública, Susane Tamanho, visivelmente emocionada, lembrou que os investimentos bilionários em câmeras, viaturas e infraestrutura não fariam sentido sem o investimento no “capital humano”. A mesma linha foi seguida pelo deputado estadual Elizeu Nascimento, que destacou a união entre a Assembleia Legislativa e o Governo para destravar os benefícios que culminaram nesta noite de celebrações.

Com as novas patentes e divisas no peito, os 1.015 militares retornam aos seus postos em todo o estado com o ânimo renovado, reafirmando o juramento de proteger a sociedade mato-grossense, agora com o reconhecimento oficial de sua trajetória e esforço.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em