Por Felipe Leonel
O Governo de Mato Grosso homologou mais dois decretos de situação de emergência, desta vez nas cidades Barão de Melgaço e Terra Nova do Norte, localizadas a 110 km e 648 km de Cuiabá, respectivamente. O decreto, que foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15), terá validade de 90 dias e poderá ser prorrogado por mais três meses.
A Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil esteve em Barão de Melgaço e constatou a má qualidade da água distribuída à população, que foi contaminada pela bactéria escherichia coli.
Já em Terra Nova do Norte, o decreto foi motivado por uma chuva e vento forte, que alagou várias partes da cidade e causou destruição em diversos imóveis. A Defesa Civil também esteve no local do desastre e comprovou os estragos.
Além disso, outras quatro cidades decretaram situação de emergência por falta de chuva, o que provocou perda nas lavouras e comprometeu a arrecadação dos municípios de Água Boa (736 km de Cuiabá), Cláudia (608 km da capital), Novo São Joaquim (493 km de Cuiabá) e Querência (912 km de Cuiabá).
O decreto vem no momento em que o Estado discute decretar situação de calamidade pública financeira.