Cidades

Governo convoca 30 servidores aprovados em concurso do Detran

Nesta terça-feira (1º) o governo do Estado, por meio da Casa Civil, convocou 30 aprovados no último concurso do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Os nomes dos servidores, pode ser visualizada no Diário Oficial do Estado (Iomat) clicando aqui. 

Segundo Governo, a medida vai de encontro com a principal pauta de reivindicação do Sindicado dos servidores do Detran (Sinetran), que pede a nomeação de 70% dos aprovados no concurso. Foram nomeados 14 analistas do serviço de trânsito nas áreas de administração, arquitetura, contabilidade e medicina e 16 auxiliares do serviço de trânsito.

A meta é nomear mais 100 aprovados em 2016, outros 160 em 2017 e os 199 restantes em 2018. Taques enfatizou que quem determina quando vai chamar é a administração pública e não o sindicato dos servidores. 

Com o argumento de ter extrapolado a Lei de Responsabilidade fiscal (LRF), o govenador Pedro Taques disse que não irá atender a solicitação do sindicato. A greve já dura um mês e ainda não tem data para ser finalizada. "O que o cidadão está perguntando é em um ano quatro greves no Detran. Eu nunca vi quatro greves em outros anos quando a corrupção fazia parte do Detran", diz Taques.

Quanto a greve, o governador afirmou que vai continuar cortando pontos dos servidores. " O Estado fez a proposta aos servidores que não aceitaram. O Tribunal de Justiça determinou que a greve é ilegal. O próprio TJ estabeleceu multa e determinou o corte  de pontos, e esse corte de pontos está sendo feito conforme determina a lei. Greve é um direito constitucional, mas greve ilegal eu não concordo", confirmou Taques ldurante visita as obras do novo pronto-socorro de Cuiabá.

O sindicato dos servidores do Detran (Sinetran), por meio da assessoria confirmou que a categoria continua parada. O Sinetran confirma que quanto as contratações que o governo realizou, nada foi acordado com o sindicato. "O governo está impondo estas contratações. Os cargos de analistas por exemplo, daria para contratar dois agentes de trânsito. O sindicato agora está aguardando a reunião da Assembleia Legisaltiva para saber o rumos", confirma assessoria.

Negociações

A greve no Departamento Estadual de Trânsito iniciou no dia 26 de outubro, chegou a ser suspensa, mas foi retomada no dia 23 de novembro. Os servidores e o Governo tentaram conciliação por duas vezes, sem sucesso. A categoria chegou a recorrer à Assembleia Legislativa buscando apelo junto ao Governo. 

Atualizada às 11h05min

Janaína Riva fala de intransigência de Taques contra servidores

Servidores do Detran encaram Governo e seguem greve

Greve do Detran segue por tempo indeterminado

 

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.