Após quase 10 anos parado em Mato Grosso, a atividade esportiva paralímpica deverá voltar a funcionar no Estado. Os atletas de basquete e tênis não estavam participando mais de competições por que as cadeiras de rodas, adequadas para o esporte, foram roubadas. Para dar mais condições aos atletas, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas/MT) já investiu R$ 98.754,00 para a aquisição de novos equipamentos.
A compra das cadeiras de rodas era uma demanda da Secretaria Adjunta de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Casa Civil. Foram adquiridas 39 cadeiras, sendo 24 para a prática esportiva e 15 de uso comum. Os equipamentos devem ser entregues até o final de janeiro.
O ex-atleta paralímpico Luiz Santana da Silva, de 42 anos, jogava basquete e representava Mato Grosso. Ele e outros esportistas disputavam campeonatos regionais com cadeiras de rodas emprestadas pela Associação Mato-grossense de Deficientes Físicos (AMDE). No entanto, as cadeiras utilizadas para apresentações esportivas foram roubadas. “Como não tínhamos patrocínio para comprar outras cadeiras, o esporte ficou parado em Mato Grosso”, lembrou Luiz Santana.
O secretário adjunto de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcione Pinho, explica que as cadeiras atendem as características necessárias, além de preservarem a mobilidade dos atletas. “As cadeiras de uso comum são o nosso corpo, se elas quebrarem não saímos de casa, por isso as específicas são tão necessárias”.
Ainda de acordo com Marcione Pinho, as cadeiras específicas para a prática esportiva pertencerão ao Estado e serão geridas pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). Ele ainda informa que as cadeiras serão disponibilizadas no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.
“Pensamos na aquisição não somente para a formação de atletas de alto rendimento, mas também no cunho social. Entendemos que o esporte é a principal porta de inclusão da pessoa com deficiência”, defendeu Marcione.
Mobilidade
Além do repasse das cadeiras para os atletas, outras 15 pessoas com deficiência receberão as cadeiras de uso comum adquiridas pela Setas. As cadeiras serão enviadas a cinco municípios de Mato Grosso, sendo eles: Cuiabá, Várzea Grande, São Pedro da Cipa, Nossa Senhora do Livramento e Alta Floresta. Nesse último município, sete cadeiras serão enviadas ao Centro de Convivência de Idosos e Pessoas com Deficiência.