Política

Governo começa a elaborar previsão orçamentária para 2018

O governo do Estado iniciou o processo de elaboração do projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2018, instrumento por meio do qual são estabelecidas as metas e prioridades da administração pública estadual para o orçamento do exercício seguinte. A portaria,  que dispõe sobre a formulação dos trabalhos, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9).

Além de definir as equipes e as atribuições dos órgãos envolvidos, o documento estabelece o fluxo das atividades e o cronograma para entrega dos procedimentos relativos à LOA. O ato foi firmado em conjunto entre as Secretarias de Planejamento (Seplan), de Fazenda (Sefaz), de Gestão (Seges) e a Controladoria Geral do Estado (CGE).  

De acordo com o secretário de Planejamento, Guilherme Müller, as projeções das receitas são feitas com base em premissas consistentes, entre as quais está a análise do cenário econômico. “Trata-se de um orçamento real que leva em consideração as incertezas do cenário econômico, assim como a sazonalidade natural da execução das despesas pelo Governo estadual”, disse.

Além de orientar a elaboração da proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA), a construção da peça também dispõe sobre as alterações na legislação tributária e os parâmetros da política de aplicação das agências financeiras de fomento.

O projeto de lei referente às diretrizes orçamentárias deve ser encaminhado para a Assembleia Legislativa até o dia 30 de maio, onde passará pela apreciação dos deputados estaduais para formulação do orçamento do próximo ano. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões