Mix diário

Governo brasileiro confirma cúpula de chefes de Estado do Mercosul em 20/12, em Foz do Iguaçu

O governo brasileiro confirmou que realizará no dia 20 de dezembro a cúpula de chefes de Estado do Mercosul, em Foz do Iguaçu (PR). É neste evento que o acordo entre Mercosul e União Europeia deve ser assinado pelas partes.

Em comunicado divulgado, nesta quinta-feira, 11, para que a imprensa faça o credenciamento para o evento, o Palácio do Planalto informa, ainda, que no dia 19 será realizada uma reunião ordinária do Conselho do Mercado Comum e reuniões de ministros das Relações Exteriores, de ministros da Economia e de presidentes dos Bancos Centrais dos países membros do Mercosul.

Havia expectativa, inicialmente, de que a cúpula de chefes de Estado do Mercosul fosse postergada para janeiro, já que havia indicativos, segundo apurou o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), de que os presidentes da Argentina, Javier Milei, e do Paraguai, Santiago Peña, não viriam ao Brasil nesta reta final de 2025 por conflitos de agenda.

Também foi sondada a possibilidade de que a reunião fosse em Brasília, apenas com a assinatura do acordo entre os dois blocos aduaneiros. No fim, o governo decidiu voltar à previsão inicial de realizar o evento em Foz do Iguaçu, que é tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve